Fonte: OpenWeather

    Estrutura


    Caics podem ser transformados em Centros Especializados de Atendimento

    O projeto inclui, além, de reformulação na estrutura, consultas com especialistas, exames, entre outros, atendimentos de saúde à criança

    A reunião para discutir as mudanças aconteceu na manhã desta quarta-feira (17)
    A reunião para discutir as mudanças aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) | Foto: Divulgação

    Manaus - O projeto de reformulação dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) para que se tornem Centros Especializados de Atendimento a Criança, esteve em pauta nesta quarta-feira (17) com a secretária de Estado da Saúde, Simone Papaiz  e a executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos

    Manaus tem, atualmente, 12 Caics em todas as zonas da cidade, e a ideia, segundo a secretária Simone Papaiz, é de que cinco deles passem pela reformulação e passem a oferecer  consultas com especialistas, exames, diagnósticos e acompanhamento dos pacientes, além de mudanças na estrutura de atendimentos dos Centros.

    “Queremos que a rede de saúde possa atender de forma resolutiva essas crianças e familiares que hoje buscam por atendimento de média complexidade especializado. Esses Caics serão referências para a rede de atendimento infantil”. 

    De acordo com o planejamento apresentado, nas próximas semanas a parte técnica irá finalizar a construção do projeto e elaboração de cronograma, para que o trabalho estrutural seja iniciado. A expectativa é de que, até o final do ano, ao menos dois desses Caics já estejam funcionando nessa nova configuração. 

    As obras de readequação dos espaços serão financiadas por meio de recursos do FPS e executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), como explicou a secretária executiva do Fundo, Kathelen Santos. “Assim que o plano estiver fechado por parte da Susam, procederemos com a liberação de recursos e a Seinfra iniciará o trabalho”, concluiu.


    Com informações da assessoria