Fonte: OpenWeather

    Veículos roubados


    Amazonas localiza veículos clonados ou roubados a partir das peças

    Esse método pioneiro tem auxiliado no combate aos desmanches de carros e motos

    Nova técnica
    Nova técnica | Foto: Divulgação/SSP-AM

    Manaus - Em Manaus, no dia 8 de junho,  foi criada uma técnica inovadora para rastrear a origem dos veículos a partir das peças. Desenvolvida pelo perito  Charles Cipriano, que atua com a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil (PC-AM) as  peças são analisadas e com o auxílio de softwares é descoberto suas origens por meio do  número de Identificação veicular.  Tendo como objetivo auxiliar em investigações de oficinas de desmanche.

    O que tem sido de grande ajuda nas elucidação de crimes envolvendo roubo e clonagem de veículos no Amazonas.  O método, até então desconhecido no restante do Brasil, foi apresentado por Charles durante uma videoconferência com peritos de todos os estados brasileiros, no Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos. Desde então, o perito do Amazonas tem sido procurado por outros profissionais para informações sobre os equipamentos utilizados, os custos e os resultados do método.

    Auxílio em investigações

    Em dezembro passado, um empresário foi preso suspeito de gerenciar um esquema de clonagem de veículos em Manaus de carros roubados oriundos dos estados de Roraima e Minas Gerais.

    As investigações da DERFV apontavam que o suspeito comprava carcaças de veículos, sem utilidade, em leilões. A partir disso, o empresário encomendava roubos de veículos dos mesmos modelos em outros Estados e realizava a clonagem dos automóveis com os dados das carcaças que havia comprado, usando os documentos desses carros.

    Como o esquema criminoso realizava o delito de maneira minuciosa, a prática só foi descoberta a partir de análises de peças encontradas em galpões de propriedade do suspeito em Manaus e em Boa Vista, feitas pelo perito.

    Peças para serem testadas no novo método
    Peças para serem testadas no novo método | Foto: Divulgação/SSP-AM

    *Com informações da assessoria 

     Ver mais

    Rocam prende homem com R$ 2,7 mil e armas de fogo em Manaus

    Trio rouba carro, toca terror nas ruas de Manaus e acaba preso pela PM

    Homem é preso por roubo de carro na Zona Centro-Oeste de Manaus