Fonte: OpenWeather

    Infraestrutura


    Entulhos de igarapés são retirados como prevenção a alagamentos

    Segundo a Seminf, as ações de dragagem são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água e assim ser possível impedir novos alagamentos

    A obra é importante para aumentar o volume útil dos cursos de água, segundo Seminf
    A obra é importante para aumentar o volume útil dos cursos de água, segundo Seminf | Foto: Diego Caja / Seminf

    Manaus - Cinco bairros recebem, desde o início de junho, o serviço da Prefeitura de Manaus de dragagem de igarapés,  para a limpeza dos leitos e redução de transbordamento durante as chuvas. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) se concentram, atualmente, em conjuntos dos bairros Chapada e Parque 10, na zona Centro-sul. 

    A área do conjunto Aristocrático, bairro Chapada é uma das que recebeu o também chamado desassoreamento, ou seja, a remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo do igarapé. O local estava comprometendo a vazão das águas pluviais em função do seu represamento e, consequentemente, causava o transbordamento e alagação de suas laterais. 

    “A obra é importante para aumentar o volume útil dos cursos de água. Assim, é possível prevenir novos alagamentos. Na gestão do prefeito Arthur os serviços de dragagem e desassoreamento se tornaram contínuos, ou seja, são realizados tanto no inverno como no verão, justamente para reduzir esse tipo de ocorrência”, explicou o diretor de engenharia da Seminf, Alessandro Rodrigues. 

    Ainda na mesma região, no bairro Parque 10 de Novembro, o igarapé da rua 9, no conjunto Jardim Primavera, está com máquinas e servidores da Seminf executando o serviço. Na zona Norte, os serviços beneficiam os bairros Santa Marta e Santa Etelvina; na zona Oeste, a comunidade Campos Sales também recebe desassoreamento. 

    Além da dragagem de igarapés, a prefeitura aproveita o verão para realizar serviços de recapeamento viário por meio do programa de Requalificação Urbana e Viária, o Requalifica, que está recuperando vias de grande fluxo de veículos em todas as zonas da cidade. 


    Com informações da assessoria


    Leia Mais

    Corpo de Bombeiros pede atenção para evitar incêndios em residências

    Teve Auxílio Emergencial negado? Saiba como fazer a contestação no AM