Fonte: OpenWeather

    Amazonas


    Susam apresenta contratos do Hospital Delphina Aziz à CPI da Saúde

    Os contratos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) relacionados ao Hospital e Pronto-socorro Delphina Aziz, foram apresentados nesta quarta-feira (12/08), aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa do Amazonas

    Deputados tiveram acesso aos processos relacionados ao hospital, entre eles aqueles que dizem respeito aos serviços prestados durante o período da pandemia da Covid-19
    Deputados tiveram acesso aos processos relacionados ao hospital, entre eles aqueles que dizem respeito aos serviços prestados durante o período da pandemia da Covid-19 | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - Os contratos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) relacionados ao Hospital e Pronto-socorro Delphina Aziz, unidade referência no Amazonas para tratamento do novo coronavírus, foram apresentados nesta quarta-feira (12/08), aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa do Amazonas durante visita à unidade.  As informações são da assessoria.

    Os deputados estaduais Wilker Barreto e Delegado Péricles foram recebidos pelo diretor do hospital, José Luiz Gasparini; pela secretária executiva adjunta do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nívia Barroso; pela assessora jurídica da Susam, Camila Melo; e pela assessora técnica da secretaria, Nayara Maksoud. 

    Ainda de acordo com a assessoria do governo, os deputados tiveram acesso aos processos relacionados ao hospital, entre eles aqueles que dizem respeito aos serviços prestados durante o período da pandemia da Covid-19, e puderam esclarecer dúvidas, além de conhecerem a estrutura da unidade. Os documentos foram disponibilizados fisicamente e também em nuvem, para que possam acessar os documentos digitalmente. 

    Para a secretária do FES, Nívia Barroso, a visita dos deputados ao Hospital Delphina Aziz foi muito produtiva. "Hoje, foi importante porque os deputados da CPI conheceram a estrutura do Delphina, além de entender e saber que ele está 100% pronto, com todos os leitos operando, com a capacidade total e o parque de imagens plenamente funcionando", ressaltou.  

    A secretária acrescentou ainda que os deputados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da proposta da Susam para a utilização do hospital. 

    Delphina Aziz

    O governo informou também que o Hospital Delphina Aziz saiu de 132 leitos, dos quais 50 eram de UTI, para mais que o dobro. Hoje, são 350 leitos, entre clínicos e de terapia intensiva.  

    No final do mês de julho, o secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, esteve na unidade hospitalar, onde foi discutido o plano de ação para a retomada dos atendimentos do Hospital Delphina Aziz no pós-pandemia. O objetivo é reforçar o sistema de saúde e promover a redução de filas para consultas e cirurgias. 

    A unidade tem 36 mil metros quadrados de área construída e 80 mil metros quadrados de área total. A estrutura conta ainda com 11 salas cirúrgicas e um parque tecnológico para realização de exames de Endoscopia, Colonoscopia, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, RX Telecomandado, cardiologia com exame de mapa holter, esteira ergométrica, eletrocardiograma, ecocardiograma e mamografia. 

    Leia mais:

    Susam recebe CPI da Saúde e entrega contratos para análise

    David Almeida pede para ser convocado na CPI da Saúde no Amazonas

    TJAM intervém de novo e CPI da Saúde vira confusão na Aleam