Fonte: OpenWeather

    Paisagismo


    Manaus receberá 35 frentes de paisagismo, diz prefeitura

    Ações de paisagismo e urbanismo prometem mudar a “cara” de, pelo menos, 35 áreas da capital. Trabalhos começaram pelos canteiros centrais das avenidas Jacira Reis, São Jorge e Ipase, na zona Oeste.

    Os trabalhos começaram pelos canteiros centrais das avenidas Jacira Reis, São Jorge e Ipase, na zona Oeste
    Os trabalhos começaram pelos canteiros centrais das avenidas Jacira Reis, São Jorge e Ipase, na zona Oeste | Foto: Alex Pazuello/Semcom

    Manaus -  Com objetivo de embelezar e urbanizar a cidade, a Prefeitura de Manaus deu início nesta terça-feira (22), às ações de paisagismo e urbanismo que mudarão a “cara” de, pelo menos, 35 áreas da capital amazonense.

    Os trabalhos começaram pelos canteiros centrais das avenidas Jacira Reis, São Jorge e Ipase, na zona Oeste.

    A Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, coordena o pacote de serviços. 

    “A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem um olhar especial e atencioso para os detalhes da cidade. As ações de paisagismo são isso, detalhes que podem ser melhorados para dar a Manaus o semblante de grande cidade que ela merece. Vamos levar esses serviços a praticamente todas as zonas, com previsão de entregarmos tudo até o final deste ano”, destacou Elisabeth Valeiko, que é arquiteta e urbanista.

     Após a intervenção viária que alterou o fluxo de veículos e criou um canteiro central entre as vias Jacira Reis, São Jorge e Ipase, a área agora recebe as ações de embelezamento urbano.

    Com 2.100 metros quadrados em quatro canteiros, o espaço passa por serviços de recuperação de meio-fio e calçada, implantação de grama e arborização, além de plantio de espécies ornamentais e outros detalhes paisagísticos. 

    O diretor de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Deyverson Braga, explicou como serão realizados os serviços na área. “A ideia de trazer o trabalho da Comissão de Paisagismo e Urbanismo para esse local é, justamente, para garantir uma ação completa. Vamos melhorar a qualidade dos canteiros, recuperar calçada e meio-fio, arborização, entre outros trabalhos paisagísticos”, disse. 

    Pontos 

    Nesse primeiro momento, 35 pontos da cidade estão na programação para receber as obras de paisagismo e urbanismo até o final do ano.

    Envolvendo uma área de, pelo menos, 130 mil metros quadrados, os trabalhos serão estendidos para áreas como o complexo viário 28 de Março, rotatória das Letras, avenida Coronel Cyrillo Neves (bairro Compensa) e o Distrito Industrial. 

    A Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo é composta por integrantes do Instituto Aquila e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Urbana (Semulsp), Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Comunicação (Semcom), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

    Com informações da assessoria

    Leia mais

    Ciclopatrulha faz ação em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, em Manaus

    Trecho do viaduto do São Jorge será interditado para obras nesta terça