Fonte: OpenWeather

    Pandemia Covid-19


    Aumentam mortes em casa na capital do AM, diz jornal

    Reportagem publicada nesta quarta-feira (6) no jornal Folha de São Paulo destaca que em Manaus, cresce o número de pessoas que morrem em casa

     

    Em dezembro pelo menos 213 óbitos ocorreram em domicílio, o que inclui casos de Covid-19 e de outras doenças.
    Em dezembro pelo menos 213 óbitos ocorreram em domicílio, o que inclui casos de Covid-19 e de outras doenças. | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - Reportagem publicada nesta quarta-feira (6) no jornal Folha de São Paulo destaca que em Manaus, cresce o número de pessoas que morrem em casa, muitas sem assistência médica. Dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana e Serviços Públicos, que administra os cemitérios da cidade apontam que em dezembro pelo menos 213 óbitos ocorreram em domicílio, o que inclui casos de Covid-19 e de outras doenças. 

    Ainda de acordo com a publicação, as mortes são direta e indiretamente ligadas à pandemia, segundo a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS). Inclui tanto as pessoas que morreram por Covid-19 quanto as pessoas que morreram por outras doenças por não terem conseguido atendimento hospitalar.

    Rede Hospitalar saturada

    A reportagem destaca também que a capital do Amazonas está com a rede privada de saúde saturada, com ocupação de 94% dos leitos para Covid-19, e filas de pacientes aguardando vagas em leitos de UTI nos hospitais da rede pública, que registrou ocupação de 92% nesta segunda-feira (5).

    Sete dos 11 hospitais particulares da capital anunciaram que chegaram à lotação máxima.

    Aumento de mortes

    Os registros diários de mortes em casa começaram a aumentar depois do Natal. Nos três primeiros dias contabilizados de 2021 (2 a 4 de janeiro) foram 33 mortes em domicílio, média de 11 por dia, quase o dobro da média diária do mês de dezembro, que já tinha registrado aumento em relação a novembro.

    Leia mais:

    Por que crianças seriam menos propensas à Covid-19?

    Prefeito David Almeida quer garantir vacina contra a Covid-19

    Manaus tem mais de 90 sepultamentos em um único dia