Fonte: OpenWeather

    Interior do Amazonas


    Governo do AM envia 7,8 mil vacinas para 4 municípios do interior

    Na manhã desta quarta-feira (20/01), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) enviou 7.804 doses da Coronavac para os municípios de Tapauá, Canutama, Humaitá e Pauini.

     

    Os kits com a vacina e seringas estão sendo transportados por uma aeronave modelo Caravan Anfíbio C208, em um voo de 4h30 minutos.
    Os kits com a vacina e seringas estão sendo transportados por uma aeronave modelo Caravan Anfíbio C208, em um voo de 4h30 minutos. | Foto: Divulgação

    Manaus - A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) enviou 7.804 doses da Coronavac para os municípios de Tapauá, Canutama, Humaitá e Pauini, na manhã desta quarta-feira ( 20).  Os kits com a vacina e seringas estão sendo transportados por uma aeronave modelo Caravan Anfíbio C208, em um voo de 4h30 minutos.

    Doses da vacina

    A assessoria explicou que as doses da vacina são necessárias para atender os grupos prioritários dessa primeira etapa: trabalhadores de saúde, idosos de 80 anos ou mais, idosos de 75 a 79 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e população indígena. Para isso,foram enviadas cinco caixas contendo as doses e as seringas.

     

    De acordo com o comandante Fernando Fagundes, a aeronave saiu às 7h com
    De acordo com o comandante Fernando Fagundes, a aeronave saiu às 7h com | Foto: Divulgação

    De acordo com o comandante Fernando Fagundes, a aeronave saiu às 7h com destino ao município de Tapauá, seguindo para a cidade de Canutama, Humaitá e Pauini. 

    “Nós vamos parar em Porto Velho para abastecer a aeronave e descarregar as últimas doses em Pauini, então a viagem deve durar um pouco mais que quatro horas, levando em consideração que vamos ficar entre 15 a 20 minutos em cada cidade para descarregar. Vamos operar na água nos municípios de Pauini e Canutama”, explicou. 

     

    Avião saindo para levar vacinas ao interior do Amazonas
    Avião saindo para levar vacinas ao interior do Amazonas | Foto: Divulgação

    Seleção de prioridades

     

    Caixa de Coronavac para o interior do Amazonas
    Caixa de Coronavac para o interior do Amazonas | Foto: Divulgação

    Em Nota Técnica enviada às coordenações estaduais, o Ministério da Saúde informa que, como a primeira remessa de vacinas não atenderá todo o público-alvo da primeira fase, a seleção de prioridades neste grupo é necessária. As recomendações definem, ainda, que devem ser garantidas as duas doses para os grupos em localizações mais remotas para que não haja qualquer prejuízo em caso de fim do estoque. 

    Sendo assim, as quantidades distribuídas e enviadas para os municípios do interior do Estado devem ser suficientes para o atendimento da população indígena aldeada maior de 18 anos e de 34% dos trabalhadores da saúde. 

    Lista de doses enviadas aos municípios: 

    Tapauá: 2.400

    Canutama: 501

    Humaitá: 2.273

    Pauini: 2.630

    Leia mais:

    www.emtempo.com.br/ultimas

    www.emtempo.com.br/amazonas

    www.emtempo.com.br/coronavirus