Fonte: OpenWeather

    Alerta


    Profissionais de saúde em Manaus devem buscar 2ª dose da vacina

    Trabalhadores de saúde devem atentar para a segunda dose da vacina, alerta prefeitura de Manaus

     

    Os trabalhadores de saúde estão sendo os primeiros a tomar a segunda dose porque receberam a CoronaVac, que tem até 28 dias de intervalo entre as duas doses.
    Os trabalhadores de saúde estão sendo os primeiros a tomar a segunda dose porque receberam a CoronaVac, que tem até 28 dias de intervalo entre as duas doses. | Foto: Ruan Souza / Arquivo Semcom

    Manaus (AM) - A Prefeitura de Manaus orienta os trabalhadores de saúde a consultarem o site Imuniza Manaus https://imuniza.manaus.am.gov.br), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para que não percam o prazo para concluir o ciclo de imunização contra a Covid-19. Pela plataforma é possível verificar a data para a segunda dose do imunizante. 

    Os dados do Vacinômetro Manaus (https://vacinometro.manaus.am.gov.br) dão conta de que até as 15h40 desta terça-feira, 23/2, o total de 55.740 profissionais da área de saúde já havia sido imunizado e, desses, 8,8 mil já tomaram a segunda dose do imunizante. “Estamos na fase final da etapa atual da campanha, com mais de 115 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, que precisam concluir o esquema definido pelos laboratórios, para garantir que a imunização esteja completa”, destaca o prefeito David Almeida. 

    Os trabalhadores de saúde estão sendo os primeiros a tomar a segunda dose porque receberam a CoronaVac, que tem até 28 dias de intervalo entre as duas doses. Os que receberam AstraZeneca têm prazo maior, de até 12 semanas, de acordo com o fabricante. 

    Postos

    A segunda dose está sendo oferecida em quatro postos de vacinação exclusivos para a aplicação desta etapa da vacina: Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na rua Teresina, 495, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul; Hospital Beneficente Português, na avenida Joaquim Nabuco, 1.359, Centro; e no Centro de Convenções de Manaus, o “sambódromo”, na avenida Pedro Teixeira, 2.565, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste. 

    A partir desta quarta-feira, 24, o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, funciona como posto de vacinação, em substituição ao shopping Phelippe Daou, localizado na avenida Camapuã, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que voltou às atividades devido a abertura gradual do comércio. 

    Prioridade

    Os profissionais de saúde integram o grupo prioritário na vacinação conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. 

    Quem na primeira dose recebeu o imunizante CoronaVac, produzido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, receberá a segunda dose até 28 dias após a primeira, conforme instrução do laboratório. Os trabalhadores de saúde vacinados com o imunizante AstraZeneca, desenvolvido pela Universidade de Oxford e distribuído no Brasil pela Fiocruz, terão a segunda dose administrada em até 12 semanas após a primeira. 

    Acesso

    Para saber a data da vacinação é necessário consultar o site Imuniza Manaus e clicar na aba “Consultar 2ª dose”, após isso, basta inserir o número do CPF e aguardar o resultado. Se o agendamento estiver definido, o sistema informará dia, hora e local onde a vacinação será realizada. Se estas informações ainda não estiverem disponibilizadas no sistema, é necessário aguardar e realizar novas consultas. 

    Postos exclusivos para a segunda dose:

    Zona Norte/Leste

    Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

    Rua Gandu, 119, Cidade Nova 

    Zona Centro-Sul / Centro

    Escola de Enfermagem da Ufam

    Rua Teresina, 495, Adrianópolis 

    Hospital Beneficente Português

    Avenida Joaquim Nabuco, 1.359, Centro 

    Zona Centro-Oeste

    Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo

    Avenida Pedro Teixeira, 2.565, no Dom Pedro.

    Leia mais:

    www.emtempo.com.br/coronavirus