Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Amazonas recebe mais 42 mil doses de vacina contra a Covid-19

    O Amazonas vacinou, até esta quarta-feira (24/02), 5,36% da população.

     

    Amazonas recebe mais 42 mil doses de vacina contra a Covid-19
    Amazonas recebe mais 42 mil doses de vacina contra a Covid-19 | Foto: Lucas Silva/Secom

    Manaus (AM) -O Amazonas recebeu, na manhã desta quinta-feira (25/02), mais 42 mil doses da vacina contra a Covid-19 do tipo CoronaVac, do Instituto Butantan. A quantidade faz parte da quinta remessa enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS). Somadas às 78 mil unidades da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram entre a manhã de ontem (24/02) e a madrugada de hoje, o quinto lote totaliza 120 mil doses de vacina para o Amazonas.

    A remessa, destinada ao grupo prioritário de pessoas entre 60 e 69 anos de idade, foi descarregada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e encaminhada, em seguida, para a sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), para distribuição à capital e aos municípios do interior.

     

    Todos os municípios receberão a reserva técnica das vacinas.
    Todos os municípios receberão a reserva técnica das vacinas. | Foto: Lucas Silva/Secom

    Ela ressaltou, ainda, que todos os municípios receberão a reserva técnica das vacinas.

    “Todos os municípios irão receber o seu quantitativo, mais a reserva técnica, como foi nas outras remessas. Essa reserva é utilizada em caso de perda física ou técnica, quebra de frasco, aumento de temperatura, ou se abriu o frasco e chegou o horário e não tem mais aquele grupo, aquela população para ser vacinada. Se a vacina é de oito horas, já encerrou o expediente e não tem como vacinar, é considerada uma perda, e aí se faz a reposição com essa reserva”, acrescentou Ângela Desiree Carep, enfermeira do departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS.

     

    Amazonas recebe mais 42 mil doses de vacina contra a Covid-19
    Amazonas recebe mais 42 mil doses de vacina contra a Covid-19 | Foto: Lucas Silva/Secom

    Grupos prioritários

    Conforme o  Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do MS, nesta primeira fase da vacinação, está prevista a imunização de pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários:

    <>povos indígenas vivendo em terras indígenas,
    <> trabalhadores de saúde, pessoas de 80 anos ou mais,
    <>pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas,
    <>além de pessoas institucionalizadas com deficiência. 

    Vacinação

    Em todo o estado, já foram aplicadas 259.439 doses de vacina até esta quarta-feira (24/02), sendo 225.662 de primeira dose e 33.777 de segunda dose, de acordo com dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM). 

    O Amazonas ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de Estados que mais vacinaram no Brasil, de acordo com dados de um consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo (Estadão), Folha de S. Paulo e UOL.

    O estado vacinou, até esta quarta-feira (24/02), 5,36% da população.

    Remessas

    Além desta remessa, o Ministério da Saúde já destinou outras quatro ao Amazonas. No primeiro lote, em 18 de janeiro, o estado recebeu 282.320 doses da CoronaVac.  No dia 23 de janeiro, outras 132.500 mil doses da AstraZeneca desembarcaram no estado.Em 25 de janeiro, o estado recebeu 44.600 doses da CoronaVac. A quarta remessa, com 96.200 unidades da CoronaVac, chegou ao Amazonas no dia 7 de fevereiro.

    *Em Tempo com informações da assessoria

    Leia mais:

     Consumo de peixe causa 'doença da urina preta' em irmãs

    Fiocruz desenvolve teste que identifica variantes do novo coronavírus

    Amazonas registra 2.147 novos casos de Covid-19 nesta terça (23)