Fonte: OpenWeather

    Ciência


    Prefeito de Manaus diz 'estar do lado da ciência' em pandemia

    'Estamos trabalhando com a ciência' diz David Almeida, após Manaus se tornar referência nacional no combate à Covid-19

     

    Segundo ele, a capital do Amazonas já é referência para outros municípios na luta contra o novo coronavírus
    Segundo ele, a capital do Amazonas já é referência para outros municípios na luta contra o novo coronavírus | Foto: Divulgação/Semcom

    MANAUS (AM) - O prefeito de Manaus, Davi Almeida, disse em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira (26) que Manaus é a primeira capital brasileira a mostrar resultados contra a segunda onda de novos casos da Covid-19. Segundo ele, a capital do Amazonas já é referência para outros municípios na luta contra o novo coronavírus. 

    Entre os destaques apontados por David Almeida nas medidas adotadas pela prefeitura para conter o avanço da doença, estão o distanciamento social e o avanço na Campanha de Vacinação. “Estamos trabalhando sempre com a ciência, por isso, hoje estamos vivendo um momento diferente aqui na nossa cidade”, enfatizou o prefeito. 

    David Almeida comentou que, bem diferente do que se viu durante a segunda metade de janeiro e o início de fevereiro deste ano, hoje, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) mostra que a capital do Amazonas tem 74,64% de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), tanto na rede pública, quanto na privada. O número chega a 53,2% em relação aos leitos clínicos ocupados. 

    Ao ser questionado sobre as medidas adotadas pelo Poder Executivo para minimizar os danos causados pela segunda onda da Covid-19, David Almeida explicou que a população de Manaus acatou, com maior consciência, as orientações da prefeitura, que destacou a necessidade de aumentar o distanciamento social, dificultando assim a propagação do vírus. 

    Além disso, ele frisou o sucesso do programa de vacinação adotado pelo município, reconhecido e recomendado pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). 

    "

    Tenho que destacar a obediência da população, que entendeu a gravidade do problema que estamos enfrentando. Ficamos quase dois meses com quase tudo fechado, e isso fez com que os casos reduzissem muito, e hoje nós vivemos uma realidade diferente do Brasil. A vacina avançou muito aqui, nós temos mais de 10% da nossa população da cidade de Manaus vacinada”, explicou Almeida. "

    David Almeida, Prefeito de Manaus

     

    O prefeito de Manaus ainda informou que na próxima segunda-feira, 29, será iniciada a nova fase da campanha de Vacinação, que contemplará as pessoas de 55 até 59 anos, com comorbidades. “Sabemos que essas pessoas são as mais afetadas pela Covid-19 e possuem uma taxa de letalidade maior, que atinge quase 65% dos casos”, disse Almeida. 

    Apesar dos bons índices registrados pelo município, David Almeida fez questão de alertar para a necessidade da vacima. "Entendemos que a vacina é o menor investimento e é o melhor resultado que nós temos. É isso que tem feito com que Manaus viva uma realidade diferente, porém nós não podemos flexibilizar totalmente. Se olhar para a Europa, já existe uma terceira onda por lá”, disse Almeida. 

    David Almeida encerrou a entrevista dizendo que no momento o importante é derrotar o vírus questões políticas devem ser discutidar em outro momento.

    Leia mais:

    www.emtempo.com.br/ultimas