Fonte: OpenWeather

    Terror


    David Almeida compara vandalismo em Manaus com ataque nazista de 1938

    O prefeito de Manaus associou os ataques criminosos ao "Pogrom- Noite dos Cristais" ocorrido em 1938

     

    David Almeida se pronunciou durante transmissão de uma live no Facebook da prefeitura de Manau
    David Almeida se pronunciou durante transmissão de uma live no Facebook da prefeitura de Manau | Foto: Reprodução

    Manaus vive momentos de terror desde a madrugada do último domingo (6) quando traficantes iniciaram uma série de ataques de vandalismo na capital amazonense, como manifestação após a morte de "Dadinho", integrante e peça fundamental da funcionalidade do Comando Vermelho, uma facção criminosa que comanda 80% do tráfico em Manaus. 

    Em diversos pontos da cidade, cenas de vandalismo, depredação e perturbação da ordem pública, puderam ser registrados em espaços públicos, como a destruição de veículos do transporte coletivo e incêndio em praças.

    Nesta segunda-feira (7), o prefeito David Almeida (Avante), comparou os ataques realizados na região metropolitana aos ataques sofridos por judeus alemães em 1938, por nazistas, que ficou conhecida como "Noite dos Cristais".

    "

    O que aconteceu ontem em Manaus, foi muito triste. Uma página triste na nossa história, a Noite dos Cristais dos amazonenses. Um episódio que aconteceu muitos anos atrás com o povo judeu. Esse episódio de ontem retrata muito esse dia, um dia muito triste, que precisa ser apagado da memória dos manauaras e dos amazonenses [...] o que aconteceu ontem em Manaus não se vê nem em guerra. Países em guerra não atacam estruturas de saúde, ambulâncias. Muito triste isso "

    David Almeida, Prefeito de Manaus

     

    David Almeida se pronunciou durante transmissão de uma live no Facebook da prefeitura de Manaus. O prefeito anunciou a recuperação dos espaços públicos que foram depredados, e afirmou que essa recuperação revitalização acontecerá em no máximo 48 horas, para evitar maiores prejuízos para a população.

    Durante a transmissão, Almeida, ainda anunciou o retorno de 30% da frota dos ônibus na capital amazonense. 

    Noite dos cristais

    A Noite dos Cristais foi um grande "Pogrom" organizado pelo governo nazista contra os judeus na Alemanha entre 9 de novembro e 10 de novembro de 1938.

    A palavra "Pogrom" é utilizada para se referir a um ataque violento organizado contra determinado grupo. O nome faz menção aos cacos de vidros que se espalharam pelas grandes cidades alemãs, decorrentes da destruição de vidraças de lojas que pertenciam a judeus.

      Esse evento é visto de maneira simbólica por muitos historiadores, pois consolidou a guinada de violência na Alemanha contra os judeus e deu, de fato, abertura ao processo de encarceramento de judeus em campos de concentração.  

    Até então, as ações contra judeus eram realizadas nos campos político e jurídico (apesar de ataques violentos também acontecerem). A mensagem dada aos judeus era de que a violência contra eles aumentaria consideravelmente.

    Leia mais

    David Almeidapede exército para conter onda de violência em Manaus

    Ônibus emManaus retornam a partir das 13h com 30% da frota

    CV incendeiacarro, casa é atingida pelas chamas e família é resgatada