Fonte: OpenWeather

    Manaus Online


    Plataforma localiza cartório para registro de imóveis em Manaus

    Com base no endereço da propriedade, cidadão pode localizar gratuitamente qual unidade cartorial da capital deve se dirigir para registrar o imóvel

     

    Plataforma online que permite a localização de cartório
    Plataforma online que permite a localização de cartório | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - Cidadãos que necessitam registrar imóveis em Manaus passam a contar com uma plataforma on-line gratuita para identificar em qual unidade o ato deve ser feito.

    Disponível no portal de Registro de Imóveis do Brasil, principal plataforma do segmento no país, o site traz um mapa online da cidade, permitindo a localização do cartório com base no endereço do imóvel procurado.

    As consultas podem ser realizadas por meio do endereço www.registrodeimoveis.org.br/mapa-transacoes-imobiliarias, que apresenta toda a delimitação territorial da localidade, determinando em qual cartório de Registro de Imóveis deve ser realizado o registro de uma propriedade.

    A ferramenta tem como base um mapa de satélite, possibilitando a visualização de toda a extensão da cidade.

    Em Manaus, existem seis Cartórios de Registro de Imóveis e, no mapa, por meio da delimitação de áreas, a abrangência de cada cartório pode ser identificada visualmente, por meio de cores diferenciadas.

    A área verde indica a dimensão demarcada pelo 1º Cartório de Registro de Imóveis (RI); a vermelha, o 2º RI; a roxa, 3º RI; a rosa, o 4º RI; a amarela, o 5º RI; e a azul, o 6º RI. 

    No site, o usuário pode localizar o endereço desejado fazendo busca escrita na barra de pesquisa.

    Mas, se já estiver nesse endereço, pode fazer a busca por aproximação, usando o GPS do equipamento pelo qual estiver consultando a plataforma, seja ele celular, tablete ou computador, que irá indicar exatamente onde o cidadão está localizado.

    No Brasil, cada Cartório de Imóveis atende uma região específica de cada município, distrito ou bairro. Essa identificação era feita com o cidadão indo diretamente a uma unidade de Registro, mas agora contamos com esse avanço em Manaus. Na prática, a ferramenta ajuda o futuro dono do imóvel a ir diretamente no cartório onde o registro precisa ser feito, o que significa ganho de tempo e economia para o usuário”, destacou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), Marcelo Lima Filho. 

    Futuramente, também será possível consultar registros ou mesmo localizar em qual cartório determinada propriedade está registrada.

    Mantido pelo Colégio de Registradores de Imóveis do Brasil (Cori/BR), o Portal traz, além de Manaus, o mapeamento de outras sete capitais brasileiras, sendo elas Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA) e Pernambuco (RE).

    Os endereços de todos os Cartórios do Amazonas, incluindo os de Registro de Imóveis da capital, podem ser encontrados em www.anoregam.org.br/cartorios.

    Sobre a Anoreg/AM

    Fundada no dia 27 do mês de abril de 1999, com sede na cidade de Manaus, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM), é regida pelo Código Civil brasileiro, pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto.

    A Anoreg-AM é a única entidade da classe com legitimidade, reconhecida pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Amazonas, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres, principalmente com as Anoregs estaduais e Sindicatos, representativos das especialidades.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    Cartórios do AM registram o maior número de testamentos da história

    Cartórios do AM passam a emitir certidões para animais de estimação

    A Regularização de imóveis por meio de Usucapião