Fonte: OpenWeather

    PESCA ESPORTIVA


    Ipaam autoriza realização de Torneio de Pesca em Manaus

    A competição está prevista para iniciar neste sábado (16/10), na Praia da Ponta Negra, zona oeste da capital. Saiba mais:

     

    Um encontro esportivo como esse gera uma série de benefícios para o estado
    Um encontro esportivo como esse gera uma série de benefícios para o estado | Foto: Rogério Bessa

    Manaus (AM) - O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concedeu, na sexta-feira (08), a autorização para a realização da sétima edição do Torneio de Pesca Amigos do Tarumã, evento que tem como objetivo divulgar o potencial turístico da capital amazonense, envolvendo uma cadeia de economia em torno da prática de pesca esportiva.

      A competição está prevista para iniciar neste sábado (16/10), na Praia da Ponta Negra, zona oeste da capital.  

    O torneio teve sua primeira edição em 2014, e desde então se tornou o maior evento do segmento da região Norte.

    O idealizador, Rogério Bessa, destaca que um encontro esportivo como esse gera uma série de benefícios para o estado, pois, com a visibilidade nacional e internacional, durante a estadia dos participantes, há um desenvolvimento de renda nas comunidades e estabelecimentos comerciais.

    Toda a movimentação é um passo significativo na economia estadual.

    "

    Um dos pontos mais importantes a ser destacado é o impulso na economia, tendo em vista que eventos de grande porte como o Amigos do Tarumã movimentam em grande escala a economia local, desde o hotel ao restaurante, do guia de pesca ao posto de gasolina. Ao longo de três dias, nossa capital respira por esse torneio. "

    Rogério Bessa, idealizador

     

    O gerente de Controle de Pesca do Ipaam, Gelson Batista, esclarece que para a realização dos torneios de pesca esportiva, cabe ao Instituto a análise de documentação dos organizadores — que devem apresentar regulamento, área delimitada onde se encontram os pontos de pesca e estimativa de participantes —, além da emissão das carteiras de pesca dos esportistas que estarão na competição.

    "

    Para um evento desses acontecer é necessária a autorização do Ipaam e também do Ministério da Agricultura, via Secretaria de Pesca e Aquicultura, e a emissão das carteiras de pesca amadora para os esportistas que estiverem aptos a participar. No caso de utilização de áreas como Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), os organizadores precisam de uma concessão dos demais órgãos ambientais responsáveis. "

    Gelson Batista, gerente de Controle de Pesca do Ipaam

     

    De acordo com o Decreto Estadual n° 39.125/2018, ao qual está embasada a autorização emitida pelo órgão, é necessário o encaminhamento do pedido com antecedência mínima de 30 dias da data de início do evento, contendo informações sobre o local, período e horário em que as competições serão realizadas, todos os impressos alusivos, identificação de seus promotores e participantes, que devem estar, até a data do evento, devidamente licenciados.

    Orientações aos esportistas

    Os participantes precisam estar atentos ao regulamento da competição, que pode ser acessado no site www.torneioamigosdotaruma.com.br.

    No regulamento estão especificados pontos importantes a respeito das embarcações utilizadas, da regularização do pescador e quanto aos equipamentos.

    Algumas das exigências são:

    • É proibida a utilização de equipamentos como malhadeira, tarrafa, mandala, linha de espera com isca viva, arpão, material químico, material explosivo, espinhel etc.; utilização de iscas vivas; pesca na modalidade de corrico (mesmo que utilizando iscas artificiais), entre outras;

    • É de caráter obrigatório que o pescador esteja munido de sua Carteira de Pesca Amador no dia do evento;

    • É obrigatório o uso de coletes salva-vidas durante a realização da prova, ou enquanto os dois integrantes da equipe estiverem embarcados.

    Serão desclassificadas todas e quaisquer equipes que desrespeitarem o regulamento.

    O evento contará com a presença do senador Plínio Valério e do secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Audiência pública vai discutir regulamentação da pesca esportiva no AM

    Comunidade de Rio Preto da Eva realiza torneio de pesca esportiva

    Ipaam autoriza torneio de pesca esportiva no Lago do Janauari