Fonte: OpenWeather

    conscientização


    Estudantes promovem ‘Projeto Eu Solidário’ no São Raimundo

    Projeto foi implantado na escola em 2015

    Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Madre Elísia, na Zona Oeste de Manaus, participaram da 4ª edição de programa solidário
    Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Madre Elísia, na Zona Oeste de Manaus, participaram da 4ª edição de programa solidário | Foto: Divulgação

    Manaus - Com o objetivo de conscientizar as crianças da necessidade do cuidado com o outro e a importância de construir um mundo mais justo e fraterno, os 305 alunos dos turnos matutino e vespertino do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elísia, localizado no bairro do São Raimundo, Zona Oeste participaram da 4ª edição do Projeto Eu Sou Solidário, implantado na escola, em 2015. A ação social ocorre anualmente em comemoração ao aniversário da unidade de ensino.

    O projeto iniciou no mês de outubro com arrecadação de alimentos, por meio, do pula-pula solidário e com doações feitas pelos comerciantes e parceiros do entorno da escola municipal. A ambientação do Cmei e a montagem da Árvore de Natal Solidária é feita pelas crianças da unidade de ensino, que levam um enfeite natalino para a escola.

    A gestora do Cmei, Wanderluce Almeida, comentou sobre a importância do projeto para as crianças e para a comunidade. “É importante resgatar o espírito solidário desde a infância para construção de uma sociedade melhor, deixando de lado toda e qualquer diferença proporcionando assim um natal feliz”, disse a gestora.

    Ainda conforme Almeida, em novembro foi feito um trabalho social voltado a importância da família na vida da criança. Segundo a gestora do Cmei, a parceira familiar foi o essencial para escola. Na ocasião, os alunos confeccionaram porta-retratos com a foto dos familiares.

    Almeida também destacou que os estudantes apresentaram a dramatização da história: A bola da Inclusão, que trabalha o respeito e a valorização da diversidade. Ainda durante o evento foram distribuídas 25 cestas básicas para as famílias dos alunos envolvidos no projeto, incluídas por meio de um questionário socioeconômico.

    Sobre o projeto

    O projeto foi motivado pela importância de trabalhar com as crianças a convivência solidária, a fim de que as mesmas atuem como multiplicadoras na casa deles e na vizinhança, combatendo assim o individualismo e a competição de luta de classes. 

    “O Cmei funciona como mediador, com o intuito de intervir nesse contexto social e visa ajudar as famílias dos alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica”, afirma a gestora Wanderluce Almeida.

    O projeto tem ainda como objetivo adotar, no cotidiano, atitudes sociais como a solidariedade, cooperação e respeito às diferenças, sejam elas de gênero, cor, crença ou deficiência. O programa é continuidade do Projeto Valores para a Vida, que trabalha valores como: compartilhar, ajudar, amizade, respeito, cooperação que são trabalhados no 1° semestre do ano letivo.

    Novo Aleixo

    Foi realizada naa sexta-feira (30), a 4ª edição da Mostra de Práticas Exitosas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tenente Roxana Bonessi, localizado no conjunto Amazonino Mendes, Novo Aleixo, Zona Norte. 

    A ação é resultado do trabalho realizado ao longo do ano letivo com as 408 crianças do 1º e 2º períodos da unidade de ensino. A programação reuniu pais, comunidade, professoras e assessores pedagógicos da Divisão Distrital Zonal Centro-Sul (DDZ Centro-Sul). 

    Na oportunidade, todos puderam assistir à apresentação de 18 práticas diferenciadas apresentadas pelos educadores como: diversidade negra, meio ambiente, literatura infantil, tecnologia, saúde, música, entre outras temáticas. 

    A diretora da escola, Iolene da Silva Xavier, ressaltou que a mostra foi um momento de grande importância, porque contou com a presença dos pais e da comunidade, que puderam ver as atividades pedagógicas realizadas durante o ano letivo.

    Leia mais:

    Lutador de MMA Taffarel Brasil emociona alunos de escola em Manaus

    Projeto com ajuda de cães para alunos com deficiência encerra ações

    Nova edição da Feirinha Cultural, em Manaus, incentiva doações