Fonte: OpenWeather

    Corpus Christi


    Milhares de fiéis acompanham celebrações de Corpus Christi em Manaus

    Missas e procissões pela cidade marcaram as celebrações da data

    Milhares de fiéis celebraram em Manaus as missas e procissão
    Milhares de fiéis celebraram em Manaus as missas e procissão | Foto: Divulgação

    Manaus - Nesta quinta-feira (20), a Igreja Católica comemora em todo mundo o dia de Corpus Christi. Em Manaus, milhares de fiéis acompanharam pela parte da manhã a missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, localizada na Região Central da cidade. Além das missas e procissão, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré confeccionaram um gigantesco tapete de serragem, onde passaram a procissão do santíssimo sacramento.

    As celebrações, que ocorrem durante todo o dia, iniciaram com missas às 7h30 e 10h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. De acordo com a Arquidiocese de Manaus, aproximadamente 2 mil pessoas acompanharam as missas, mas a expectativa para a procissão, que será às 17h15, é de 70 mil, como tem ocorrido nos anos anteriores.

    Já na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, cerca de 30 fiéis trabalharam por duas semanas para elaboração de um gigantesco tapete de 192 metros de extensão para marcar a significativa data religiosa. A celebração na paróquia teve início às 9h com uma missa, no final, os fiéis realizaram a procissão no entorno da igreja.

    30 fiéis estiveram envolvidos na confecção do tapete de 192 metros
    30 fiéis estiveram envolvidos na confecção do tapete de 192 metros | Foto: Divulgação

    Segundo o padre Daniel Curnis, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, o ato é um momento de celebração e reflexão do sacramento de Jesus Cristo. De acordo com padre, cerca de 900 fiéis assistiram à missa. 

    “Este é um momento de festa que nós consideramos um dos momentos centrais, porque o que está a questão é a eucaristia, corpo e sangue de Cristo. Isso que é importante no caminho de fé, o sinal de que Deus está presente entre nós através do pão e do vinho e que mostra o acompanhamento do discípulo dele”, afirma o padre Daniel.

    A mensagem mais importante do dia de Corpus Christi, segundo o padre Angelo da Maren, é a de lembra a caminhada do povo de Deus que peregrinou em busca da terra prometida. “A mensagem central da missa foi a de celebrar de forma solene o dia de hoje e refletir sobre o mistério da própria vida, morte e ressurreição do Senhor, além de lembrar que Deus está continuamente presente na história. O evento que aconteceu há dois mil anos atrás ainda se atualiza até hoje onde estão os fiéis e discípulos reunidos”, comentou o padre.

    Para o coordenador regional do terço dos homens, que também ajudou a confeccionar o tapete, Jorge Franco, estar envolvido com em uma ação da paróquia como a construção de um símbolo tradicional, é a maneira de trazer os fiéis para dentro da igreja. “A importância dessa ação é a de resgatar os fiéis para igreja, além de ser uma linda celebração”, afirma.

    Corpus Christi

    A celebração de Corpus Christi comemora a eucaristia, ou seja, a comunhão da hóstia e do vinho que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Durante esta cerimônia são celebradas missas festivas em várias partes do mundo, onde as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão do santíssimo sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis.

    Tapetes

    A confecção dos tapetes é uma das muitas manifestações do catolicismo, iniciada em Portugal e conservada desde o século 18. A serragem expressa a fé por meio de símbolos católicos. A data celebra a eucaristia e simboliza a morte e a ressurreição de Cristo, sendo lembrado 60 dias depois da Páscoa.

    Leia Mais

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Programação de Corpus Christi em Manaus terá Missas e procissão

    Vídeo: párocos de Manaus falam sobre o casamento de padres na Amazônia