Fonte: OpenWeather

    IBGE


    Vídeo: 70% dos municípios no Brasil têm educação liderada por mulheres

    Ao todo, são 412 mulheres que atuam na rede de ensino municipal

    Assista a reportagem | Autor: Samara Maciel/TV Em Tempo

    Manaus- Dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) apontam que 70,1% dos municípios brasileiros possuem a educação gerenciada por mulheres. A presença da mulher na educação brasileira apresenta uma trajetória crescente e, para alguns alunos, essa realidade é importante para o sucesso do processo de ensino.

    Números

    Manaus possui 498 gestores em unidades municipais, desse número, 412 são mulheres. Elas formam a base dos educadores há muitas décadas, isso porque muitas vezes o primeiro contato que os alunos têm com a educação é com uma mulher.

    Para a Secretaria de Educação do Município de Manaus (Semed), as mulheres ocupam esse cargo de gestão  educacional porque possuem mais facilidade em gerenciar.

    Os homens ganham espaço no mercado

    O estudo do IBGE também apontou que, nas redes estaduais, a situação se inverte e são os homens que compõem a maioria dos cargos de gestão, exatamente como acontece na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC).

    Hoje, os desafios da educação são para ambos os sexos, como: ser claro nos objetivos, direcionar investimentos, entender a realidade dos alunos, explorar o ambiente da escola e pensar na governança.

    Assista à reportagem da TV Em Tempo:

    Assista a reportagem | Autor: Samara Maciel/TV Em Tempo
     

    Texto Web: Bruna Oliveira