Fonte: OpenWeather

    Dia dos finados


    Comércio fica agitado nas vésperas do dia dos finados em Manaus

    Conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), os seis cemitérios da capital devem receber a média de 600 mil pessoas neste sábado, 2 de novembro

    A movimentação se intensificou nesta sexta-feira (1), nas proximidades do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, Zona oeste de Manaus
    A movimentação se intensificou nesta sexta-feira (1), nas proximidades do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, Zona oeste de Manaus | Foto: Izaías Godinho

    Manaus - A movimentação se intensificou nesta sexta-feira (1), nas proximidades do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, Zona oeste de Manaus. No local, vários vendedores autônomos instalaram barracas para venderem objetos destinados à homenagem de falecidos.

    Conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), os seis cemitérios da capital devem receber a média de 600 mil pessoas neste sábado, 2 de novembro, data em que se comemora o dia dos finados.

    A vendedora Camila Negreiros, afirmou que a movimentação para o dia dos finados iniciou na última semana
    A vendedora Camila Negreiros, afirmou que a movimentação para o dia dos finados iniciou na última semana | Foto: Izaías Godinho

    Há 15 anos dona Maria José vende coroa de flores e velas no local. Apesar da expressiva estimativa feita pela secretaria, a vendedora autônoma acredita que a movimentação dos comércios neste ano, vai ser inferior ao ano passado no mesmo período.

    “Nos anos anteriores em costumava atender cerca de 200 pessoas nessa data. Mas está diferente. A gente espere que as vendas melhorem a partir de amanhã”, frisou a vendedora. Para o autônomo Fredson Costa, o período chuvoso em Manaus com que o fluxo de pessoas diminuísse. “O inverno chegou mais cedo e isso tem atrapalhado um pouco. A nossa esperança é que amanhã faça um sol bonito e que muitas pessoas façam homenagens aos entes queridos”, disse o homem.

    Já a vendedora Camila Negreiros, afirmou que a movimentação para o dia dos finados iniciou na última semana. “Muita gente veio visitar os seus entes queridos hoje, para não vir amanhã porque, com certeza, vai estar mais movimentado. Daqui nós tiramos o nosso sustento e estamos na expectativa que as visitas aumentem”, disse Camila.

    Força-tarefa

    A Prefeitura de Manaus montou uma força tarefa para atender a população neste sábado (2). Na planta de operações, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) prepara programação especial para o transporte coletivo, que inclui a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais.

    A organização do trânsito da cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, também estará a cargo do órgão, que deve envolver aproximadamente 300 agentes de trânsito.

     Assim como faz todos os anos, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) já está atuando há uma semana dentro dos cemitérios, realizando ações de atendimento a famílias com a abordagem social.

    A segurança, contenção de qualquer acidente e atendimentos de emergência, tanto na área externa, quanto dentro dos cemitérios serão feitos pela Polícia Militar de Manaus, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Casa Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, todos com efetivos reforçados para este dia e ambulâncias.

    Acompanhe a transmissão ao vivo do Portal Em Tempo: