Fonte: OpenWeather

    Educação Básica


    Livro será apresentado em seminário de educação em Manaus

    A publicação traz reflexão sobre a importância da criatividade para a superação de desafios na educação e na sociedade

    Os capítulos abordam o tema propondo reflexões inspiradas nas experiências relatadas pelos 43 autores e autoras, que assinam os 16 textos da publicação | Foto: Divulgação

    Manaus- A criatividade é uma das dez competências gerais da educação básica, conforme diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dar importância a essa habilidade é essencial, seja nas escolas ou na sociedade, uma vez que ela é considerada ferramenta crucial para que crianças, jovens e adultos desenvolvam maneiras de encarar a realidade e de solucionar problemas. Com base nesse olhar, o programa Escolas Transformadoras, correalização no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana, faz o lançamento regional  do livro digital “Criatividade - mudar a educação, transformar o mundo”, no dia 12 de novembro, às 18h30,  no II Seminário Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar Vidas, em Manaus (AM). 

    Haverá uma roda de conversa com  a participação de Lucianny Matias e Estela Nepomuceno, da CMEI Hermann Gmeiner; Luana Lima, da EMEF Prof. Waldir Garcia; Eda Luiz, do CIEJA Campo Limpo; e de Rodolfo Fiorucci, do IFPR Campus Jacarezinho; com mediação de Flavio Bassi, vice-presidente da Ashoka e cocoordenador do programa Escolas Transformadoras do Brasil. Escrita por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais do setor.

    Os capítulos abordam o tema propondo reflexões inspiradas nas experiências relatadas pelos 43 autores e autoras, que assinam os 16 textos da publicação. 

    A pluralidade é uma das marcas da publicação, que retrata experiências ocorridas nas cinco regiões do país, representadas em cidades de 11 estados brasileiros: Manaus (AM); São Miguel das Matas (BA); Fortaleza (CE); Distrito Federal (DF); Cidade de Goiás (GO); Belo Horizonte (MG); Bananeiras (PB); Glória de Goitá (PE); Jacarezinho (PR); Porto Alegre e Viamão (RS); e São Paulo, Cotia e Campinas (SP). Além disso, o livro também traz uma experiência internacional ocorrida em Portland, nos Estados Unidos. 


    *Com informações da assessoria