Fonte: OpenWeather

    Revitalização


    Praça Santos Dumont ganha novo paisagismo em Manaus

    A praça foi reinaugurada em outubro do ano passado

    Um ano após revitalização, praça Santos Dumont ganha novo paisagismo | Foto: Marinho Ramos/Semcom

    Manaus- É inegável que as parceiras público-privadas implementadas pela Prefeitura de Manaus nos últimos anos proporcionaram muitos benefícios à capital, como reforma de passarelas, recuperação de praças e adoção de importantes passeios públicos. E, um ano após revitalização, a praça Santos Dumont, localizada entre as avenidas Joaquim Nabuco e Joaquim Gonzaga, no Centro, ganha aprimoramento do paisagismo pelo parceiro do município.

    A praça foi reinaugurada em outubro do ano passado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e recebeu recuperação das calçadas, bancos e pintura, iluminação decorativa, lixeiras, iluminação de LED e asfaltamento no seu entorno. Para comemorar um ano da parceria, a empresa Lauschner Negócios Imobiliários fez a substituição de mudas que não resistiram ao calor, plantou novas espécies, fez aprimoramento do paisagismo nas proximidades ao totem e na placa que leva o nome da praça.

    “O prefeito Arthur Virgílio Neto tem uma visão futurista e sempre defendeu os benefícios da parceria com a iniciativa privada para oferecer mais melhorias à população. Esse é o tipo de parceria que queremos para Manaus, que tenham esse sentimento de pertencimento, de cuidador e amor pela nossa cidade”, destacou a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que além de presidente do Fundo Manaus Solidária, também preside a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. 

    A renovação do espaço foi fruto da articulação feita pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), garantindo também a manutenção da área pelos próximos cinco anos. A titular da pasta, Maria Josepha Chaves, lembrou que esta foi a primeira parceria com uma empresa local.

    “A Grauben, proprietária da imobiliária Lauschner e o seu pai, senhor Braz, presidente da Seixo-no-Ie, resolveram repaginar esse espaço um ano após a adoção. O local recebeu novas espécies de mudas, revitalização do paisagismo, deixando a praça ainda mais bonita. Em nome do prefeito Arthur e da primeira-dama Elisabeth, só temos a agradecer pela parceria tão colaborativa, pois eles cuidam com muito carinho e comprometimento”, destacou a secretária Maria Josepha, mais conhecida como Kuka Chaves.

    Para a proprietária da Imobiliária Lauschner, a empresa se preocupou em deixar a praça mais colorida, dando mais vida e acrescentar novas espécies em comemoração ao um ano de parceria. “A adoção da praça é muito significativa. Embora o município pense que a empresa está fazendo uma doação é nós que nos sentimos gratos por poder adotar esse local, que para nós é muito importante. Nós, enquanto empresa, acreditamos que o ganho coletivo é sempre superior ao individual e quando você atua em prol do todo, sua empresa é fortalecida pelo sentimento de gratidão das pessoas e por estar cumprindo o seu papel social”, comentou Grauben Lauschner.

    O gerente de Tecnologia da Informação (TI), Rigonei Costa, morador da comunidade há 30 anos, disse que após a revitalização da praça as famílias voltaram a frequentar e as crianças também passaram a brincar no espaço. “Isso só tem engrandecido o local. Logo após a revitalização do paisagismo, as pessoas já vieram para cá tirar fotos e tudo servia como plano de fundo das selfies”, contou.

    A revitalização e adoção do espaço também teve apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

    História

    A praça Santos Dumont foi criada por meio do Decreto nº 03, de 30 de setembro de 1932, assinado pelo 1º Tenente Emmanuel de Almeida Moraes, prefeito de Manaus, por nomeação do Interventor Federal do Estado do Amazonas. Na ocasião, o logradouro recebeu o nome praça Santos Dumont, em homenagem ao inventor brasileiro e aeronauta Alberto Santos Dumont.

    *Com informações da assessoria