Aplicativos


Aplicativos de transportes estão populares no Norte, diz pesquisa

Alternativa pode otimizar a rotina de 38% dos moradores que consideram a locomoção diária um desafio

15% das pessoas abordadas na região Norte levam em conta atributos como: menor tempo de espera
15% das pessoas abordadas na região Norte levam em conta atributos como: menor tempo de espera | Foto: Divulgação

Manaus - A mobilidade nos grandes centros urbanos é um desafio diário para a população. Longas distâncias e horas no trânsito acabam tornando a rotina ainda mais pesada e cansativa.

Cada região do país tem uma visão particular de como enfrentar esses problemas e o que priorizar na hora de escolher o meio de locomoção. É o que mostra pesquisa encomendada ao Instituto IPSOS pela 99, empresa de transporte por aplicativo que integra a global DiDi Chuxing.

Segundo o levantamento, 15% das pessoas abordadas na região Norte levam em conta atributos como: menor tempo de espera possível pelo serviço de transporte e de permanência no trânsito, além de menor custo. Em geral, o tempo médio gasto com deslocamento é de 85 minutos, ou seja, duas ou três viagens por dia. A moto é o meio de transporte mais utilizado pela população, seguido dos micro-ônibus, ônibus municipais e a pé.

No entanto, mesmo com essa oferta de modais na região, 38% dos nortistas consideram muito difícil se locomover nas cidades. Em geral, eles iniciam o trajeto de ônibus e seguem até o destino final caminhando. Outros 15% solicitam carro por aplicativo e completam o percurso a pé.

Um exemplo de como o compartilhamento de modais pode facilitar o dia a dia é dado pelo biólogo Daniel Santos, 39 anos. Ele mora na zona Norte e se desloca todos os dias de carro particular para o escritório, na região Centro-Sul de Manaus. Com frequência, precisa ir a reuniões no Centro da cidade e, para isso, utiliza o transporte por aplicativo.

“Se fosse fazer esse percurso no meu próprio carro, além do custo com o combustível, que em geral as pessoas não costumam contabilizar, teria que enfrentar um grande congestionamento, comum naquela área, além de gastar tempo procurando estacionamento livre e pagar por isso”, comparou.  

Combinação de modais

Um exemplo prático de como a integração de modais pode facilitar o dia a dia da população manauara é o trajeto que sai do conjunto Ajuricaba, na Zona Centro-Oeste, até o Shopping Manaus Via Norte, na Zona Norte. Como não há linha direta de ônibus, a maneira mais rápida de chegar ao local é indo de ônibus até a avenida Djalma Batista e de lá solicitar um carro por aplicativo para ganhar tempo. Se todo o percurso fosse realizado de ônibus seria necessário pelo menos 2 horas e meia.

*Com informações da assessoria