Fonte: OpenWeather

    Catapora hemorrágica


    Professor de Manacapuru morre após contrair catapora hemorrágica

    O professor veio para Manaus após ser internado devido à gravidade da doença

    O professor de Manacapuru veio para Manaus após gravidade da doença
    O professor de Manacapuru veio para Manaus após gravidade da doença | Foto: Reprodução

    Manaus - Após contrair varicela, um caso raro de catapora hemorrágica, o professor Ednelson Sota da Silva, mais conhecido como "Didi", morreu na manhã desta quarta-feira (4), após ficar internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, localizado na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Ele, que veio de Manacapuru (distante 95 quilômetros de Manaus), ficou dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  

    O professor veio para Manaus após apresentar complicações no quadro de saúde. Ele estava internado no hospital do município. Segundo informações de familiares, o quadro de saúde se tornou irreversível após a doença atingir órgãos vitais do professor. 

    Homenagens 

    O corpo do professor será velado no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizada na avenida Gilberto Mestrinho, bairro Liberdade, em Manacapuru. A família não informou o dia e o horário do velório. Alunos, ex-alunos, amigos e professores se manifestaram nas redes sociais em luto pela morte de Didi.

    "É muito triste! Nós fizemos faculdade juntos. Ele era um cara extremamente inteligente, simples, de uma humildade sem igual. Que Deus possa confortar os familiares. Vai com Deus, meu nobre colega Ednelson Sota...", disse uma amiga do professor. 

    Outro amigo, o professor Robeilton de Souza falou sobre o trabalho de Ednelson na educação do município. "Um jovem cheio de alegria, de planos e vontade de fazer a diferença pela Educação em Manacapuru. Diversas vezes conversamos e trocamos ideias a esse respeito. Sempre uma companhia agradabilíssima. Ele parte muito precocemente, deixando a todos nós pesarosos e com saudade da sua espontaneidade e alegria contagiantes. Vá em paz, meu amigo", disse emocionado. 

    A irmã do professor, Ednair Sota, relatou o amor pelo irmão no momento de perda. "Vou te amar para sempre, meu irmão lindo. A dor é imensa", declarou. 

    Sobre a doença

    A catapora hemorrágica é uma doença infecciosa aguda, um tipo raro da doença que provoca hemorragia interna e sangramentos. Adultos com imunodeficiência podem contrair a doença que pode levar ao óbito.

    Quando um adulto está com a catapora, ele tende a desenvolver a forma mais grave da doença - apresentando muito mais bolhas do que o normal, além de sintomas como febre alta, dor de ouvido e dor de garganta.

    Especialistas afirmam que outros fatores podem levar a um estado grave da doença. A catapora também pode apresentar complicações como encefalite; ataxia cerebelar; miocardite; pneumonia e artrite transitória.