Fonte: OpenWeather

    Fiscalização


    179 motoristas são flagrados embriagados e 13 são presos em Manaus

    Ações de educação e fiscalização do órgão alcançaram mais de 7,6 mil pessoas

    Agentes agindo na fiscalização
    Agentes agindo na fiscalização | Foto: Divulgação

    Manaus - Nas semanas do Natal e Ano Novo de dezembro de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alcançou 7,6 mil pessoas durante as ações de fiscalização e educação de trânsito realizadas em várias zonas de Manaus. No período, foram flagrados 179 motoristas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e foram presas 13 pessoas pelo crime embriaguez ao volante. Durante todo o mês de dezembro, foram flagrados 300 motoristas embriagados.

    As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (1º), pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, que também apresentou os resultados das operações realizadas na noite de fim de ano.

    As equipes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Educação de Trânsito realizaram ações educativas na tarde desta terça-feira (31) de dezembro, nas áreas onde aconteceram as principais festas – Ponta Negra, Educandos e Jorge Teixeira. Nos três pontos, cerca de 1.500 pessoas receberam material educativo com orientações sobre cuidados no trânsito.

    Lei Seca no Réveillon

    Durante a noite da virada do ano, foram montadas blitze da Lei Seca para coibir motoristas embriagados. Com um efetivo de aproximadamente 80 agentes do Neot, da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), o Detran-AM realizou ações em cinco locais, sendo três pontos fixos e dois itinerantes, atingindo assim todas as zonas de Manaus.

    Foram abordados 850 veículos e, dos 843 testes do bafômetro realizados, 56 deram positivo para o consumo de bebida alcoólica. Um homem foi preso por apresentar teor alcoólico maior que 0,33mg/l, sendo encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

    Ao todo, foram realizados 358 autos de infração, e foram removidos 74 veículos, sendo 32 carros e 42 motocicletas, ao parqueamento do órgão. Foram ainda recolhidas 45 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 47 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) durante as ações.

    Fiscalização em dezembro

    No último mês de 2019, por conta das festas de fim de ano, o Detran-AM reforçou as blitz e de fiscalização. No período, foram realizadas 26 operações da Lei Seca, que resultaram no flagrante de 300 motoristas dirigindo após ingerir bebida alcoólica; do total, treze foram presos.

    Ao todo, 5,8 mil veículos foram abordados pelos agentes de trânsito, 2,2 mil autos de infração foram emitidos e 4,3 mil testes de bafômetro foram realizados. Também foram removidos 450 veículos, e 261 CNHs e 340 CRLVs foram recolhidos.

    Lei Seca 2019

    Entre os meses de janeiro e dezembro de 2019, o Detran realizou 272 operações em Manaus e em oito municípios do estado, em um crescimento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 157 operações. Nos 12 meses de 2019, o Departamento realizou 28,2 mil testes de alcoolemia, popularmente conhecido como “bafômetro”, flagrando 2.530 motoristas alcoolizados.

    *Com informações da assessoria