Fonte: OpenWeather

    Ensino


    Mais de 240 mil alunos iniciam as aulas na rede municipal

    Rede de ensino conta com 15,7 mil servidores, dos quais 12,9 mil professores. As aulas iniciaram nesta quarta-feira (5) na capital amazonense

    Escola municipal Jarlece da Conceição Zaranza é uma das unidades que retornou | Foto: Divulgação

    Manaus - A Prefeitura de Manaus deu início às aulas para mais de 240 mil alunos nesta quarta-feira (5).  A rede municipal de ensino contará este ano com 15,7 mil servidores, dos quais são 12,9 mil professores.

    “Nossa meta este ano é subir ainda mais os índices de qualidade na educação, conforme nos determina o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que tem investido maciçamente em novas estruturas e ações pedagógicas. Damos boas-vindas aos alunos e desejamos que este ano letivo seja bastante produtivo a todos os nossos educadores”, disse a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

    Com mais de 1,3 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a escola municipal Jarlece da Conceição Zaranza, bairro Novo Aleixo, Zona Norte, é uma das unidades que retornou às atividades, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo a diretora da escola, que é a segunda maior em número de alunos da rede, Anice Maria Iskandar, o início das aulas no local começou hoje, mas o trabalho vem desde o começo do ano.

    “Quando os pais procuram uma escola e insistem que o filho estude nela, é porque nós temos a certeza de que estamos no caminho certo. Hoje foi início do ano letivo, transcorreu tudo normalmente com a entrada dos alunos, não teve problema e a comunidade ficou muito feliz. Nosso trabalho iniciou no dia 4 de janeiro com toda essa preparação”, disse a diretora.

    Há cinco anos estudando na escola, o aluno do 5º ano, Vinicius Moreira Almeida, 10, disse que contava os dias para retornar à escola e voltar ao convívio das professoras e colegas de sala.

    “Esse início eu gostei muito. Como hoje foi o primeiro dia de aula, não aguentava mais esperar. Senti falta dos meus colegas e de tudo na escola, porque gosto de estudar muito. Conheci minha nova professora e teve uma hora que estava fazendo minha tarefa fui lá com ela e me ensinou direitinho, como deve ser com todo aluno”, comentou.

    No Complexo Maria Antonieta Verçosa de Raposo, no Riacho Doce 2, zona Norte, que agrega a escola municipal Raimundo Teodoro Botinelly Assumpçã, a creche municipal Eliana Freitas e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria da Fé Xerez Anzoategui, os alunos também compareceram no primeiro dia de aula.

     A professora do Cmei, Regina Creuza da Silva, afirmou que a programação teve a apresentação da equipe escolar, como docentes, pedagogos, administrativos, auxiliar de serviços gerais, merendeiras, aos pais. Para ela, é importante que todos saibam que são os profissionais que trabalham em prol da aprendizagem de qualidade no município de Manaus.

    “É muito importante receber as crianças e os pais nesse primeiro momento. É de muita responsabilidade estar com esses pequenos na escola. Este primeiro momento foi muito bacana, os pais foram bem receptivos, algumas crianças choraram, mas outras já compreenderam e ficaram bem enturmadas logo no primeiro dia em sala”, concluiu.

    O autônomo Ronald Silva de Souza, 35, pai do aluno do 2º período, Ronei José Fernandes de Souza, 5, disse que o filho não parava de perguntar quando iriam começar as aulas. “A expectativa é muito boa, meu filho estava ansioso e bastante nervoso por ser seu primeiro dia. Ele gostou muito da escola, da professora e foi muito bem recepcionado. Tivemos um ótimo atendimento, meu filho é bem sossegado, mas estava com muita vontade do convívio da escola e dos colegas”, citou.