Fonte: OpenWeather

    ZFM


    Wilson Lima recebe Hamilton Mourão para discutir diversos assuntos

    Governador também vai a São Gabriel da Cachoeira a convite do vice-presidente da República

    Mourão tratou de ações de comando e controle, desenvolvimento sustentável e outros assuntos
    Mourão tratou de ações de comando e controle, desenvolvimento sustentável e outros assuntos | Foto: Maurílio Rodrigues/Secom

    Manaus - O governador Wilson Lima recebeu nesta segunda-feira (17), na sede do Governo, na Compensa II, Zona Oeste da capital, o vice-presidente da República, general do Exército, Hamilton Mourão, para discutir sobre meio ambiente, proteção da Zona Franca de Manaus, BR-319 e outras questões de infraestrutura no Amazonas. O vice-presidente convidou o governador para visita a São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros de Manaus), onde Mourão receberá o título de Cidadão Honorífico do município nesta terça-feira (18).

    “O vice-presidente está indo ao encontro de todos os governadores para conversar e tratar dessas questões do Conselho da Amazônia. No próximo dia 12 nós vamos ter uma reunião, o Encontro dos Governadores da Amazônia, em Belém, e naturalmente seria muito interessante que ele tivesse participando dessa nossa reunião onde a gente faz uma reavaliação de todas essas nossas estratégias e como é que elas estão caminhando”, disse Wilson Lima, que convidou Hamilton Mourão para o evento que vai reunir os governadores dos estados amazônicos, em março, na capital do Pará.

    No encontro com o governador do Amazonas, Mourão tratou de ações de comando e controle, desenvolvimento sustentável, economia verde, regulamentação do artigo 41 do Código Florestal, regularização fundiária e sobre o projeto de zoneamento econômico-ecológico da região do Purus.

    “Hoje a gente apresentou para o vice-presidente da República o que a gente entende sobre desenvolvimento estratégico para a nossa região. Algo que a gente já vinha discutindo com os governadores do Consórcio da Amazônia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que é a questão da regularização fundiária, zoneamento econômico-ecológico, pagamento por serviços ambientais e comando e controle. Então essas são pautas fundamentais para que a gente possa avançar nessa política de proteção da Amazônia, mas sobretudo que a gente possa avançar nessa questão do desenvolvimento sustentável e proteger o povo que mora aqui na Amazônia”, disse Wilson Lima.

    Mourão agradeceu a receptividade e prometeu dar encaminhamentos quanto às demandas apresentadas. Eles ainda trataram sobre BR-319 e Zona Franca de Manaus.

    “A questão de portos, aeroportos, a BR-319 que vai facilitar muito a vida de quem mora no estado do Amazonas, não só para garantir o direito de ir e vir do cidadão mas, por exemplo, para facilitar o trabalho de fiscalização por parte dos nossos agentes da Secretaria de Meio Ambiente e naturalmente que fiz um apelo ao vice-presidente com relação à Zona Franca de Manaus e a proteção que ela deve ter com relação à reforma tributária que se aproxima. Também fiz um pedido a ele sobre a questão do IPI dos concentrados, que ele disse que vai intervir junto ao presidente pra que a gente possa ter mantido esses 8%”, afirmou o governador.

    *Com informações da Assessoria