Fonte: OpenWeather

    Comunidade


    Motoristas sobem em calçadas para desviar de cratera no Petrópolis

    A situação dos moradores da rua 15, bairro Petrópolis, Zona Sul da capital, tem se agravado nos últimos dias

    Cratera no bairro Petrópolis, Zona Sul da capital. | Foto: Erica Aquino

    Manaus - A situação dos moradores da rua 15, bairro Petrópolis, Zona Sul da capital, tem se agravado nos últimos dias. Uma cratera, que atravessa a via de uma ponta a outra, tem trazido riscos de quedas e alagamentos aos moradores. O buraco, que há três meses era apenas uma poça de lama, hoje se tornou um obstáculo para a comunidade.

    A dona de casa Ingrid Moraes, de 27 anos, que está grávida de 8 meses, conta que a situação é precária para os moradores. “Aqui as consequências estão precárias. Esse buraco está desde novembro, começou pequeno, mas foi se formando e quando chove sai alagando as casas. A minha casa mesmo é uma, ainda bem que eu não moro aqui embaixo”, conta a mulher.

    | Foto:

    Tentando desviar-se do problema, condutores tentaram passar acessando a calçada das casas nas redondezas e acabaram prejudicando os imóveis. “As pessoas não respeitam. Os carros tentam passar pela calçada das nossas casas. Já até quebraram a calçada da vizinha. A gente fica até com receio de falar que não pode passar. Uma moto já até caiu nesse buraco quando estava um pouco menor ”, diz a dona de casa.

    As dificuldades de passar pela via acabam prejudicando também os moradores que se desviam de pedaços de asfalto soltos e pedras. “Fica difícil para a gente passar. Os pais precisam levar as crianças para a escola e precisam passar por aqui, então fica difícil. Nós temos medo que a qualquer momento uma criança caia ai dentro e se machuque”, comenta Ingrid.

    | Foto:

    O problema da comunidade não fica somente na rua. De acordo com Ingrid, em tempos de chuva, as casas são inundadas e o odor invade as moradias. “Em dia de chuva alaga tudo, a água entra nas casas, principalmente na minha. Aqui está cheio de lama, se eu estivesse morando aqui embaixo meus móveis estariam todos estragados - sem contar no cheiro forte de podridão”, relata.

    | Foto:

    A comunidade já tentou acionar o poder público para reverter a situação, mas de acordo com a moradora não obtiveram resposta positiva. “Logo no começo nós tentamos dar um jeito, colocamos cascalhos e nada. Já entramos em contato, fizemos denúncia e nada”.

    Posicionamento

    O PORTAL EM TEMPO entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, que informou que trabalha no bairro Petrópolis com equipes de obras atuando na recuperação da rua José Cláudio de Souza. Estão incluídas no planejamento ações nas ruas Aluísio Brasil, Bento Brasil, Cunha Melo, Leopoldo Carpinteiro Peres e São Pedro. A pasta reforçou, ainda, que a rua 15 será atendida pelo distrito de obras que atua no bairro.