Fonte: OpenWeather

    Covid-19


    FVS confirma primeiro caso de coronavírus no Amazonas

    A paciente de 39 anos chegou em Manaus no último dia 11, vindo de Londres, e um dia depois procurou atendimento médico

     

    Os secretários participaram da coletiva
    Os secretários participaram da coletiva | Foto: Suyanne Lima

     Manaus (AM) - O secretário de Estado da Saúde, Rodrigo Tobias, confirmou o primeiro caso do novo Coronavírus no Amazonas, na última sexta-feira (13), durante coletiva de imprensa na sede do Governo (bairro Compensa, zona Oeste). A paciente de 39 anos estava em Londres (Inglaterra) e chegou em Manaus na última quarta-feira (11). Um dia depois da chegada, ela procurou atendimento médico em um hospital particular da capital amazonense.

    O secretário pediu calma da população e salientou que os órgãos de saúde do Estado estão traçando propostas e medidas com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença.

    “Foi um caso decretado de forma precoce e que não merece o pavor da população. A unidade de saúde referência em casos graves é o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus. Pacientes com sintomas da doença, podem procurar qualquer unidade da rede de saúde", ressaltou.

    O secretário revelou que a paciente infectada está em isolamento domiciliar e que a rede de saúde do Estado já está com equipes e equipamentos preparados para lidar com a pandemia.

    Segundo a diretora da Fundação de Vigilância de Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, não há contágio comunitário no Estado e todas as pessoas que tiveram contato com a paciente serão monitoradas, inclusive as pessoas que estavam no mesmo voo em que ela viajou. 

     “A unidade de saúde onde ela foi atendida, acionou as vigilâncias estaduais e municipais que recolheram os materiais necessários para exame. Em menos de 24 horas, a gente obteve o resultado positivo. A paciente está estável e não permaneceu internada. Ela está em isolamento domiciliar”, explicou.

    A paciente está isolada em casa, mas o Estado já se prepara para lidar com a doença
    A paciente está isolada em casa, mas o Estado já se prepara para lidar com a doença | Foto: Divulgação

    A confirmação do caso veio após uma reunião extraordinária do Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratório – Covid-19.  O secretário Marcelo Magaldi, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disse que apesar de ser apenas um caso confirmado, medidas de contingência serão adotadas. 

    “É apenas o primeiro caso e vamos tomar medidas de contingência. Já temos medidas na Fundação Doutor Thomas para controlar o acesso e as visitas. Em previsão de crise, as demais secretarias vão direcionar recursos à saúde”, declarou.

     Dados

    Além desse caso confirmado no Amazonas, a FVS registrou 12 suspeitos, outros oito foram descartados e três continuam em investigação.