Fonte: OpenWeather

    Isolamento Social


    ‘Novo coronavírus está circulando de barco pelo Amazonas’, alerta FVS

    Diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde elogiou ações de prefeituras do interior do Estado e criticou o transporte clandestino de passageiros em barcos

    | Foto: Lucas Silva

    Manaus - Em todo o Amazonas, há 27 municípios com confirmações de casos do novo coronavírus (Covid-19). No interior do Estado, há 461 casos e chegou a 30 o número de mortos, conforme balanço da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), nesta terça-feira (21). A diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, destacou o papel das prefeituras do interior no combate à doença e revelou que o vírus continua circulando no Amazonas por via fluvial.

    "Os municípios têm adotado medidas restritivas e a maioria da população está seguindo essas orientações. Porém, há ainda pessoas que não aceitam a isolação e continuam andando. Quero elogiar os prefeitos que emitiram decretos de isolamento social, eles estão atentos para quem entra e sai do município e têm imposto medidas restritivas de isolamento, além de liderarem ações de combate à doença", destacou.

    Para Rosemary, o principal problema do interior é o transporte clandestino. "Em Manaus, nós temos a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância], como, por exemplo, fiscalizando os portos. Mas, nós temos visto que as pessoas têm burlado essas fiscalizações, em portos clandestinos, em áreas rurais, como, por exemplo, atravessam a ponte e, de portos no Iranduba, seguem para outros municípios do interior", revela a diretora-presidente da FVS, destacando que, no Amazonas, o vírus está circulando de barco.

    "As pessoas que não acatam as medidas estão dissimulando o vírus para o interior", alerta. 

    São 2.270 mil casos do novo coronavírus no Amazonas e o registro de 193 mortes até esta terça-feira (21), conforme divulgou o Governo do Amazonas em coletiva online.

    Assista ao Web TV News - 1ª edição, que foi ao ar nesta terça-feira (21) na Web TV Em Tempo:

    Confira dicas de prevenção ao coronavírus:

    Coronavirus

    >