Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    Amazonas recebe 20 respiradores doados pelo Governo Federal

    Dez desses equipamentos serão instalados no Hospital de Combate à Covid-19, o que vai permitir a ampliação do número de leito da unidade

     chegada dos equipamentos faz parte do trabalho de articulação feito pelo Governo do Amazonas
    chegada dos equipamentos faz parte do trabalho de articulação feito pelo Governo do Amazonas | Foto: Divulgação

    Manaus - Chegaram a Manaus, na tarde desta quinta-feira (23), 20 respiradores de alta potência, doados para o Amazonas pelo Ministério da Saúde. Dez desses equipamentos serão instalados no Hospital de Combate à Covid-19, o que vai permitir a ampliação do número de leito da unidade, que hoje tem 43 pacientes internados. Os outros dez respiradores serão enviados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).

    A chegada dos equipamentos faz parte do trabalho de articulação feito pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde (Susam), junto ao Governo Federal, para o combate à pandemia do novo coronavírus no Estado.

    Os aparelhos foram trazidos em avião da Casa Militar do Governo do Estado, serão registrados no sistema de patrimônio da Susam e entregue às unidades de saúde. A secretária Simone Papaiz destacou a importância da chegada desse tipo de equipamento, principalmente pela dificuldade que os Estados têm encontrado para a compra desse tipo de material.

    “Com esses equipamentos, conseguiremos expandir o número de leitos do nosso hospital de combate e desafogamos assim as unidades de urgência e emergência, que são nossos SPAs e UPAs. Continuamos trabalhando no aumento progressivo de leitos”.

    Durante sessão da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), a secretária Simone Papaiz explicou aos deputados estaduais que a secretaria trabalha na compra de mais respiradores, mas que, por conta da grande procura por esse tipo de aparelho, o Estado tem encontrado dificuldades para a aquisição.

    A secretaria aguarda a liberação, por parte do Ministério da Saúde, de 150 respiradores adquiridos pelo Governo do Amazonas e está em tratativa para a aquisição de outros 200 equipamentos, importados. Simone Papaiz falou, também, sobre os valores que têm sido cobrados pelas empresas para esses respiradores, que têm variado de R$ 150 mil a R$ 190 mil.

    “Ou compramos com esses valores de 50% a 60% a mais da média do mercado ou não compramos nenhum equipamento. Porque esse é o preço que o mercado permite”.

    *Com informações da assessoria