Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    Cinco municípios do AM aderem ao Lockdown contra a Covid-19

    Tefé, Silves, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira e Novo Airão continuam com medidas em busca de diminuir casos do novo coronavírus

    O interior passou a capital em número de casos de Covid-19
    O interior passou a capital em número de casos de Covid-19 | Foto: Lucas Silva

    Manaus - Cinco cidades do interior do Amazonas estão em lockdown, as medidas são para evitar o aumento dos casos de coronavírus. Silves, Tefé, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira e Novo Airão aderiram ao fechamento total dos comércios não essenciais e o controle da circulação de pessoas nas ruas das cidades. 

    Segundo boletim divulgado pela Fundação de Vigilância e Saúde nesta quarta-feira (20), Tefé conta com 937 casos, Silves com 87, São Gabriel da Cachoeira com 455, Barreirinha com 122 e Novo Airão com 74 pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus. Somando os quatro municípios houveram 67 óbitos confirmados. 

    Em Silves, a reunião com as instituições que compõem a Linha de frente no enfrentamento ao COVID-19, decretou ‘lockdown’ no município de Silves, por 10 dias. De acordo com o decreto, o ‘lockdown’ será aplicado no município no horário das 15h até 06h do dia seguinte. 

    A ação abrange os comércios, pedestres, trânsito, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e lotéricas. Poderão transitar, apenas os funcionários e instituições que estão diretamente atuando em Combate os Covid-19.

    Silves saiu do ranking das cidades com maior mortalidade da doença no estado
    Silves saiu do ranking das cidades com maior mortalidade da doença no estado | Foto: reprodução G1

    Em Tefé, o prefeito Normando Bessa assinou um decreto que estabelece as medidas preventivas e restritivas a serem aplicadas no Município de Tefé, em virtude da COVID-19; dispõe sobre a prorrogação de suspensão da venda de bebidas alcoólicas, e dá outras providências.

    O documento estipula também que continuará em vigor por mais sete dias o Lockdown na cidade, com o objetivo de evitar a circulação e aglomeração de pessoas nas vias públicas, além dos estabelecimentos comerciais e Instituições Bancárias e lotéricas, a contar do dia 16 do corrente mês, entre às 15h e 6h da manhã do dia seguinte.

    O prefeito de Tefé, Normando Bessa prorrogou o lockdown e proibiu a venda de bebidas alcoólicas
    O prefeito de Tefé, Normando Bessa prorrogou o lockdown e proibiu a venda de bebidas alcoólicas | Foto: reprodução

    Em Barreirinha, além do Lockdown, há a ajuda com os “Vale Cards” referentes ao programa “Apoio Cidadão”, ação social de responsabilidade do governo do Estado, que durante a pandemia do novo Coronavírus. O pagamento será no valor de R$ 200 para famílias de baixa renda, no período de três meses. O cartão é exclusivo para a compra de alimentos na rede de mercados e supermercados locais. 

    As medidas têm o objetivo achatar a curva, referente aos casos confirmados da Covid-19 no município. Além disso, é voltada para evitar que o sistema de saúde municipal entre em colapso, por não ter a estrutura clínica que os grandes centros urbanos possuem 

    A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira prorrogou por mais 10 dias a medida de Lockdown. O comércio essencial está autorizado a funcionar das 6h às 15h. As pessoas podem transitar pelas vias da cidade, somente em caso de necessidade, também nesse mesmo horário. A redução do período de abertura do comércio chegou a ser discutida, mas chegou-se à conclusão que um horário mais restrito poderia gerar aglomeração nos estabelecimentos.

    Ajuda foi enviada para comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira
    Ajuda foi enviada para comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira | Foto: Divulgação

    Algumas das comunidades já possuem casos suspeitos e procurando restabelecer o bem-estar de todos, a Prefeitura doou à DSEI do Alto Rio Negro, 200 testes rápidos que possibilitam o diagnóstico do vírus, considerando que a descoberta do quadro em seu estágio brando, facilita o processo de recuperação dos infectados.

    Além das ações, está ocorrendo a pulverização de locais que possuem um alto fluxo de pessoas.  As medidas sanitárias são necessárias para que a proliferação do COVID-19 por contato em superfícies não ocorra.

    Assista ao Web TV News na Web TV Em Tempo:

    Confira dicas de prevenção ao coronavírus:

    Coronavirus

    >