Fonte: OpenWeather

    Tefé


    Tefé ganhará aterro sanitário para descarte de resíduos sólidos

    A decisão foi registrada por meio de decreto municipal e atenderá o município que tinha 'lixões' para descarte de resíduos sólidos

    A cidade fazia descarte de resíduos sólidos em lixões
    A cidade fazia descarte de resíduos sólidos em lixões | Foto: Divulgação

    Manaus – A prefeitura municipal de Tefé, município distante 522 quilômetros de Manaus, baixou o Decreto Municipal 331, em junho de 2020, desapropriando uma área com as características necessárias para a criação de um aterro sanitário. A área corresponde ao total de 337.152, 89m². A medida tornou-se presente de aniversário do município, que completou 165 anos nesta semana. 

    O prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá, anunciou que esse decreto mudará a história do município. “É sabido por todos, que, mesmo com anos de história, nossa cidade nunca teve um local apropriado para o descarte adequado dos resíduos sólidos. Aqui, infelizmente, todo o lixo sempre foi descartado nos chamados ‘lixões’, que são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja a preparação inicial do solo. Como resultado, o lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas”, enfatizou Normando. 

    Com essa nova área destinada para o lixo, o município - que é um polo do Médio Solimões - terá um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evite a contaminação e, consequentemente, a contaminação dos lençóis freáticos. 

    “Há também uma cobertura diária posta sobre o lixo descarregado, utilizada para que não haja animais ou insetos transmissores de doenças. Após estudos no entorno da cidade, constatou-se que a área desapropriada se revela indispensável para a instalação de um aterro sanitário”, declarou o prefeito. 

    A área possui todas as características necessárias, conforme Nota Técnica n. 013/2020 elaborada pela Secretária Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIUR). 

    Leia mais:

    Lockdown em Tefé é afrouxado e municípios reabrem serviços gradualmente

    Obras de recuperação de vias em Tefé iniciam na próxima semana