Fonte: OpenWeather

    Flagra


    Vídeo: Carreta é flagrada com pneu furado e contêiner solto em Manaus

    O fato teria acontecido nesta terça-feira (23), na avenida General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus Além do pneu estourado, um pino de fixação do contêiner do caminhão está solto

    Além do pneu estourado, um dos pinos de fixação do contêiner estava solto
    Além do pneu estourado, um dos pinos de fixação do contêiner estava solto | Foto: Divulgação

    Manaus - Um motorista que trafegava na avenida General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, na Zona Sul de Manaus, nesta terça-feira (23), flagrou uma ação perigosa envolvendo uma carreta de grande porte. O veículo, de placas OAL-3362, estava trafegando com um dos pneus estourados colocando em risco a vida de motoristas e pedestres. Além disso, um dos pinos de fixação do contêiner estava solto. 

    Inclinado para o lado direito, o caminhão percorre a via pública e pedaços da borracha vão ficando pelo caminho. No vídeo, motoristas e passageiros se desesperam ao perceberem o risco daquela situação e chegam a pensar em uma eventual tragédia - que poderia acontecer caso o contêiner do caminhão tombasse na via ou sobre algum veículo.

    "A roda está solta aqui no contêiner. Olha a situação dessa roda traseira, se isso solta é danado para matar alguém", argumenta a pessoa que grava o vídeo. 

    O Em Tempo solicitou nota do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que é responsável pelo tráfego municipal, para saber se o órgão já possui conhecimento sobre o vídeo e quais procedimentos serão adotados, mas até a publicação da matéria não obteve resposta. 

    Já o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá, informou que caso o motorista do caminhão fosse parado em uma abordagem do órgão, após identificada a situação de carga solta,  com equipamento de segurança prejudicado (pneu estourado), o responsável receberia uma autuação gravíssima e o veículo seria removido. 

    Veja o vídeo que mostra a situação de risco:

    O vídeo foi gravado na avenida General Rodrigo Otávio, na Zona Sul de Manaus | Autor: Divulgação
     

    Infrações

    De acordo com o Detran-AM, dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança é uma infração considerada leve e geraria uma multa de R$ 88,38. Agora, conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante, como foi o caso do pneu estourado, é uma infração grave. O motorista perderia cinco pontos na CNH e pagaria uma multa de R$ 195,23.