Fonte: OpenWeather

    Meio ambiente


    Ciama e Sema alinham parceria para projetos ambientais no AM

    O fortalecimento da parceria está voltada para projetos de preservação do meio ambiente

    Os gestores discutiram as vertentes de implementação dos projetos
    Os gestores discutiram as vertentes de implementação dos projetos | Foto: Reprodução

    Manaus – Representantes da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) para alinhar a criação de um Termo de Cooperação Técnica para elaborar projetos voltados ao pagamento de serviços ambientais, ao fortalecimento de associações existentes em Unidades de Conservação e ao desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis.

    Durante a reunião, os gestores discutiram as vertentes de implementação dos projetos, que deverão contemplar atividades como o manejo do pirarucu, manejo de quelônios, a pesca esportiva, o manejo do jacaré e a extração e beneficiamento de óleos e essências.

    A reunião aconteceu nesta quinta-feira (23)
    A reunião aconteceu nesta quinta-feira (23) | Foto: Divulgação/Ciama

    Outro ponto importante é a recriação de um projeto que deverá recompensar os “Guardiões da floresta” por serviços ambientais como a preservação do meio ambiente. O próximo passo será a assinatura do termo de cooperação que está sendo elaborado pelas duas instituições.

    Participaram da reunião também o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa; a assessora do Departamento de Projetos da Ciama, Cira Senna; o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira; e os chefes do Departamento de Mudanças Climáticas, Rogério Bessa, e do Núcleo de Geoprocessamento e Gestão de Florestas da Sema, Eliene Cruz.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    50 ribeirinhos se formam em curso superior na floresta amazônica 

    TCE-AM realiza web conferência sobre desmatamento e queimadas 

    "A boa notícia é a redução do desmatamento", diz Wilson Lima 

    Veja também