Fonte: OpenWeather

    Coronavírus


    Parintins busca sair da lista das 5 cidades com mais casos de Covid-19

    Cidade é a segunda do interior do Amazonas em número de mortes e a quinta em quantidade de infectados pela Covid-19

    Cidade busca sair do ranking das cinco cidades do Amazonas mais afetadas pelo vírus
    Cidade busca sair do ranking das cinco cidades do Amazonas mais afetadas pelo vírus | Foto: Yuri Pinheiro

    Parintins (AM) - O município conhecido nacional e internacionalmente pelo duelo dos bois bumbás, busca sair do ranking dos cinco municípios do Amazonas com maior número de contaminados pela Covid-19. Com 3.280 casos confirmados e 98 mortes, Parintins volta a definir horários de toque de recolher e testagens. 

    No último sábado (25), o prefeito de Parintins - Bi Garcia - reuniu o comitê de combate ao vírus, composto pela prefeitura, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do município, Ministério Público (MP), Defensoria Pública e demais órgãos de segurança. O objetivo da reunião é de aumentar a flexibilidade de medidas protetivas. 

    Segundo informações da prefeitura, o toque de recolher - definido na última reunião para ser realizado das 22h às 5h - continua em Parintins. Entre as novas medidas está a reabertura de bares até o horário do toque de recolher, atuando com 50% da capacidade do local, disponibilizando álcool em gel e exigindo uso de máscara para o acesso. O toque de recolher no mês de junho era de 19h às 6h. 

    Com o baixo número de internações no Hospital Jofre Cohen, referência no município para tratamento do Coronavírus, uma ala já está liberada para atender pacientes não infectados.

    Prefeito de Parintins reuniu comitiva de enfrentamento do vírus no último sábado (25)
    Prefeito de Parintins reuniu comitiva de enfrentamento do vírus no último sábado (25) | Foto: Yuri Pinheiro

    Testes em massa

    O número de casos confirmados aumentou. Um dos motivos seria a testagem em massa que está acontecendo desde o mês de maio em toda a população. Segundo informações da prefeitura, em relação aos municípios, Parintins figura em primeiro lugar entre as cidades que mais fazem testagem por 1 mil habitantes. 

    O município atingiu o quantitativo de mais de 11 mil testes realizados, o que corresponde a 96,8 testes por 1 mil habitantes. Segundo a coordenação de Vigilância em Saúde, a testagem realizada é sete vezes maior que a média nacional.

    "Com a testagem em massa, identificamos muitos casos de infecção logo no início. Assim, conseguimos salvar muitas vidas precocemente, seguindo todos os protocolos estabelecidos por nossa equipe técnica de saúde", disse o prefeito de Parintins, Bi Garcia.

    Óbitos

    Em número de mortes no interior do Amazonas, Parintins fica atrás apenas de Manacapuru - que contabilizou 135 óbitos no último boletim da FVS -, enquanto a cidade dos bumbás chegou a marca de 98 vítimas. A taxa de letalidade ultrapassa os 2%. 

    Leia Mais

    Artistas de Parintins fazem cadastro para receber auxílio emergencial 

    Cinco cidades do AM lutam contra o aumento da Covid-19

    Toque de recolher é diminuído em Parintins e viagens são retomadas