Fonte: OpenWeather

    Volta às aulas


    SENAI Amazonas retoma atividades presenciais no dia 3 de agosto

    Aulas presenciais estavam suspensas há cinco meses

    Unidades do Senai no Amazonas passaram por adequações
    Unidades do Senai no Amazonas passaram por adequações | Foto: Divulgação/SENAI Amazonas

    Manaus - O SENAI Amazonas retoma, de forma gradual, as atividades escolares presenciais a partir da próxima segunda-feira (3) nas oito unidades espalhadas pelo estado. As aulas presenciais estavam suspensas há cinco meses e passaram a ser oferecidas em plataformas digitais ao longo do período de isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19.

    Com a retomada, a carga horária presencial foi readequada e será adotado o rodízio de turmas, em dias e horários alternados. As unidades passaram por adequações estruturais e operacionais, como instalação de pias em locais estratégicos e fixação de dispensers com sabão líquido e álcool em gel nas áreas de convivências. 

    Algumas unidades - como laboratórios de prática - passaram por outros reparos durante o recesso. Além disso, a prática de aferir a temperatura, iniciada com os colaboradores na volta das atividades administrativas, será adotada com os alunos e toda a comunidade escolar. 

    "O contexto da pandemia criou um cenário novo que exige cuidados com a saúde e o bem-estar de todos”, disse  José Nabir de Oliveira, gerente-geral de Educação Profissional do SENAI Amazonas. 

    Segundo Nabir, dependendo do curso e do número de alunos matriculados, as escolas terão duas formas de evitar aglomerações: rodízio em dias de aula alternados e adequação da carga horária diária. Em qualquer um dos casos, segundo o Senai, as aulas serão complementadas durante a semana via educação a distância (EaD).

    Protocolos

    Com base nos protocolos do Comitê de Segurança do Sistema FIEAM e do próprio SENAI Nacional, as unidades da Rede SENAI de Educação Profissional no Amazonas dão orientações aos alunos e instrutores quanto às melhores práticas de prevenção contra o Covid-19 na retomada das atividades escolares. Veja algumas delas abaixo:

    - Cada aluno deve levar seu próprio “Kit-Covid-19” - recipiente com álcool em gel, recipiente para beber água, pelo menos duas máscaras para trocar durante o período na escola, lenços de papel para higiene pessoal, e saquinho de lixo para colocar os produtos descartados; 

    - Não usar bijuterias (brincos, colares, pulseiras) nem adereços de metal;

    - Instrutores e alunos devem respeitar o distanciamento de dois metros entre si; 

    - Mesas que eram para duplas deverão ser ocupadas por uma pessoa só; 

    - As estações de trabalho devem ser desinfectadas antes e depois das aulas; 

    - Nos banheiros coletivos, só poderá entrar uma pessoa por vez, e a porta principal deverá ser mantida aberta;  

    - Os bebedouros só poderão ser usados para encher o recipiente que cada aluno deve trazer de casa.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais

    Atendimento presencial em agências do INSS é adiado para 24 de agosto

    Espaços culturais do Centro de Manaus abrem as portas nesta sexta (31)

    Saiba o que muda no retorno das aulas presenciais em Manaus