Fonte: OpenWeather

    Pesquisa


    Menos de 1% dos professores aprovaram indicativo de greve, diz Seduc

    Pasta ressaltou que nove mil professores trabalham na rede, mas somente 26 participaram de Assembleia Geral

    Retorno das aulas começa no dia 10 de agosto
    Retorno das aulas começa no dia 10 de agosto | Foto: Divulgação/Seduc

    Manaus - A Secretaria de Estadual de Educação e Desporto (Seduc) informou neste domingo (2) que menos de 1% dos docentes da rede estadual aprovaram o indicativo de greve anunciado pelo Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom/Sindical). A pasta ressaltou que 9.190 professores trabalham na rede de ensino, mas somente 26 participaram da Assembleia Geral Extraordinária que aprovou o indicativo, realizada no último sábado (1º) . 

    Uma pesquisa feita pela Seduc apontou que 67,5 mil pessoas são favoráveis ao retorno das aulas na rede estadual, marcado para o próximo dia 10 de agosto. Ao todo, o estudo ouviu 82 mil pais ou responsáveis por alunos em todo o estado. 

    A maioria dos entrevistados, 82%, optou pelo retorno a sala de aula de forma híbrida, como é a proposta do secretário de Educação, Luis Fabian. Mesmo assim, a Asprom/Sindical é contra a retomada das aulas anunciada pela Seduc. 

    Escolas passaram por modificações que ajudarão na prevenção dos alunos
    Escolas passaram por modificações que ajudarão na prevenção dos alunos | Foto: Divulgação/Seduc

    Os sindicalistas marcaram para quarta-feira (5) uma nova assembleia para deflagrar a greve. Em nota, a Seduc informou que manteve reuniões com representantes da Asprom e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) para apresentar o plano de retorno gradual.

    Segundo a Seduc, o retorno às aulas presenciais será de maneira gradativa e escalonada em 123 escolas da capital, totalizando cerca de 110 mil alunos. Os primeiros a retornarem, no dia 10 de agosto, são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    No dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Ainda não há previsão para retorno das aulas no interior do estado.

    Seduc diz que 100% das escolas receberão mudanças estruturais
    Seduc diz que 100% das escolas receberão mudanças estruturais | Foto: Divulgação/Seduc

    A Seduc informou ainda que 85% das escolas da rede pública estadual já estão com as estruturas de prevenção finalizadas. A Secretaria garante que até o início das aulas, 100% das escolas estarão com os espaços adequados, de acordo com os protocolos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que fará vigilância ativa nas unidades de ensino.

    *Com informações da assessoria

    Leia Mais

    Professores e pedagogos aprovam indicativo de greve na rede estadual

    Saiba o que muda no retorno das aulas presenciais em Manaus

    Aulas presenciais na rede estadual retornam dia 10 de agosto em Manaus