Reforma


Após 12 anos, HPS João Lúcio recebe 23 leitos cirúrgicos reformados

A ala com 23 leitos para pacientes que fizeram ou irão fazer cirurgia, faz parte da entrega da primeira fase de reformas no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio

Os leitos serão destinados para pacientes que vão fazer cirurgia ou estão em recuperação
Os leitos serão destinados para pacientes que vão fazer cirurgia ou estão em recuperação | Foto: Diego Peres/Secom

Manaus – Uma ala reformada com capacidade para 23 leitos cirúrgicos no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste da capital, foi entregue pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta quinta-feira (2). 

Wilson Lima fez a entrega das reformas e também das salas de raio-X e tomografia. Distribuídos em sete enfermarias, os leitos da ala reformada são destinados a pacientes que se recuperam de procedimento cirúrgico ou estão se preparando para a cirurgia.

“Há 12 anos que o Hospital João Lúcio não sofria uma intervenção tão profunda como essa que nós estamos fazendo. A obra já está 43% concluída, e a nossa previsão é que ela seja entregue em novembro. Isso vai garantir mais conforto, melhor qualidade no atendimento aos pacientes e também melhores condições de trabalho para os profissionais que trabalham aqui”, disse Wilson Lima.

Melhorias

O projeto está sendo executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra)
O projeto está sendo executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) | Foto: Diego Peres/Secom

Dentre as melhorias realizadas na ala estão: troca de alarme de incêndio, reconstrução dos banheiros com acessibilidade, instalação de iluminação LED, nova distribuição elétrica com equipamentos de ponta, adequação do sistema de oxigênio, instalação de bate-macas nas paredes e iluminação individual por leito.

O HPS João Lúcio está passando por obras desde o mês de maio. O projeto tem investimento de R$ 15,4 milhões, em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) iniciou nesta semana a reforma no telhado e cobertura do hospital. Em paralelo, seguem os serviços de reconstrução das calçadas, pavimentação, implantação do sistema de climatização e revitalização geral no sistema elétrico.

Referência no AM

A unidade tem média de 10 mil atendimentos e 350 cirurgias por mês. Além dos procedimentos cirúrgicos, o João Lúcio realiza, em média, cerca de 5 mil exames de raio-X e 3.300 tomografias computadorizadas.

Durante a reforma, que acontece em etapas, a unidade reorganizou o atendimento para que nenhum serviço fosse interrompido, contando com leitos de retaguarda da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) na capital.

Próximos passos

No cronograma de obras executado pela Seinfra, está ainda a reforma das alas de enfermaria do 3º e 1º andar do hospital, dos centros cirúrgicos, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), salas de observação e demais dependências, além de instalação do sistema de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), subestação, recuperação da cisterna e caixa d’água.

*Com informações da assessoria 

Leia mais:

Após 12 anos, HPS João Lúcio passará por reforma

Justiça determina atendimento especial para indígenas em banco no AM

Trabalhadores: ligação entre Zona Franca de Manaus e periferia