Faltosos


Mais de 6 mil pessoas não foram ao Detran-AM após agendar atendimento

Número foi registrado no mês de agosto e representa aumento de 65%

Serviços agendados no Detran-AM podem ser cancelados
Serviços agendados no Detran-AM podem ser cancelados | Foto: Divulgação/Detran-AM

Manaus - O número de pessoas que agendaram atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e não compareceram aumentou 65% no mês de agosto. Ao todo, o órgão registrou 6,5 mil faltosos - maior índice já contabilizado desde o retorno dos atendimentos presenciais, no dia 8 de junho.

O Detran-AM afirma que o número de faltosos prejudica as pessoas que procuram pelo agendamento e não conseguem vaga disponível. O maior índice de faltosos nos agendamentos foi nos serviços de veículos, que chegou a 65% este mês. Já as ausências nos agendamentos para o setor de habilitação chegaram a 40%.

"Devido às medidas de distanciamento, nós precisamos reduzir nossa capacidade de atendimento. Isso, por si só, já aumentou o tempo para se conseguir uma vaga. Com um índice tão elevado de usuários deixando de comparecer, como estamos vendo, muitas pessoas só irão conseguir agendamento para outubro, infelizmente", explicou Rodrigo de Sá Barbosa, diretor presidente do Detran-AM.

Dá para cancelar

Todo agendamento feito no Detran-AM pode ser cancelado. Basta o usuário clicar o botão de "cancelamento de agendamento", disponível no site órgão. Fazendo isso, mais vagas serão abertas e, assim, o tempo de espera dos outros usuários que aguardam agendamento se torna menor.

Serviços on-line

Vale lembrar que os principais serviços que geram agendamentos no Detran-AM, que são o licenciamento anual de veículos e a entrega do documentos (CRLV), podem ser feitos totalmente on-line. Tudo é feito pelo portal de serviços, no site digital.detran.am.gov.br. Lá o usuário emite todas as taxas de licenciamento e IPVA, e depois imprime o documento do veículo.

Em caso de dúvida de como executar esse serviço pela internet, o Detran-AM disponibiliza uma cartilha com o passo a passo, que também está disponível no site institucional do órgão. 

*Com informações da assessoria

Leia mais: 

Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

Manaus tem novo recorde de motoristas flagrados por embriaguez