Fonte: OpenWeather

    Saúde Básica


    Governo Federal determina que UBSs de Manaus ampliem horários

    Em Manaus, algumas unidades de saúde já se adequaram aos atendimentos em horários estendidos

    Projeto do Governo Federal visa oferecer mais flexibilidade no horário de atendimento à população
    Projeto do Governo Federal visa oferecer mais flexibilidade no horário de atendimento à população | Foto: Divulgação/Semsa

    Manaus – O Ministério da Saúde determinou a ampliação do horário de atendimento de mais de 228 Unidades de Saúde da Família (USF)  e Unidades Básicas de Saúde (UBSs),  para 112 municípios de 22 Estados. A ideia faz parte do programa Saúde na Hora, do Governo Federal, para que as pessoas sejam atendidas em horários estendidos, como à noite e aos finais de semana. Entre as unidades homologadas, quatro foram contempladas em Manaus.

    O projeto Saúde na Hora foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (21). Para o cumprimento dessa iniciativa, o Governo Federal transfere recursos financeiros aos municípios. Com a ampliação dos horários, a previsão é diminuir “o volume de pacientes menos graves em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares. Até o momento, 2.599 unidades de saúde foram habilitadas no programa em 595 municípios brasileiros”, informa o Portal do Ministério da Saúde.

    Nos horários alternativos, a população poderá realizar consultas médicas, usufruir do atendimento odontológico, aplicação de vacinas, coleta de exames laboratoriais, pré-natal, entre outros. Todos esses serviços são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Ampliação das unidades em Manaus

    Sobre os atendimentos estendidos, a Secretária Municipal de Saúde (Semsa), enviou uma nota com os locais e horários disponíveis, em conformidade com a mudança estabelecida, mas informou que, no momento, a preferência é para os casos de Covid-19 e  síndromes respiratórias agudas graves.

    “A ampliação do horário de funcionamento das Unidades de Saúde é mais uma estratégia para ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. As quatro unidades já funcionam de acordo com o horário previsto pelo Ministério pelo Ministério da Saúde.  Ressaltamos que a Semsa tem até o mês de março de 2021 para concluir sua implantação.”

    Confira os horários e locais, abaixo, disponíveis para atendimento em Manaus:

    | Foto:


     Leia mais:

    Principal assistência médica no Amazonas, SUS celebra 32 anos

    Ministério amplia serviços de saúde mental no SUS mas AM está fora

    Presidente da Aleam agradece recebimento de ventiladores pulmonares