Fenômeno


Chuva de granizo e vendaval causam estragos em comunidade no Amazonas

Houve o registro de um ferido, além 21 casas danificadas, totalizando 62 pessoas desabrigadas devido ao temporal

O temporal derrubou árvores, destelhou casas e danificou a rede elétrica da região
O temporal derrubou árvores, destelhou casas e danificou a rede elétrica da região | Foto: Divulgação

Manaus - Já são mais de 24 horas de trabalhos sendo realizados pela equipe da Defesa Civil de Manacapuru, na comunidade Costa do Pesqueiro, que foi atingida por um vendaval acompanhado de uma chuva de granizo na manhã da última segunda-feira (5). 

O temporal derrubou árvores, destelhou casas e danificou a rede elétrica da região, distante 69 quilômetros de Manaus. Na manhã desta terça (6), os agentes municipais ainda faziam o levantamento dos estragos causados e levaram ajuda comunitária aos moradores. 

Conforme o secretário de Defesa Civil de Manacapuru, Daniel Aguiar, houve o registro de apenas um ferido, além 21 casas danificadas, totalizando 62 pessoas desabrigadas devido à forte chuva.

Comunidade recebe ajuda humanitária
Comunidade recebe ajuda humanitária | Foto: Divulgação

"Isso nunca aconteceu antes e abalou muito os moradores da comunidade. Houve também muitos prejuízos. Plantações de macaxeiras foram destruídas. A Prefeitura de Manacapuru está levando ajuda humanitária e coletando dados para auxiliar cada uma das vítimas", informou Aguiar. 

Outros casos

No ano passado, um temporal causou pânico nos moradores do município de Manaquiri, localizado a 156 km de Manaus, devido à ventania e chuva intensa acompanhada de granizo.

O centro de Manaquiri foi um dos bairros mais atingidos pelo temporal e equipes da Defesa Civil prestaram atendimentos às vítimas.

Em 2017, a capital amazonense também registrou o fenômeno. Em alguns pontos da cidade a velocidade do vento chegou a 64,1 km/h. Além disso, nos bairros Japiim, Zona Sul, Coroado, Zona Leste, e Novo Aleixo, Zona Norte, houve relatos de chuva de granizo. 

Leia mais 

Por que tantos temporais fora de época no Amazonas?

Vídeo: Manaquiri é atingida por chuva de granizo

26 ocorrências: tombamentos de árvores, destelhamentos e risco de desabamentos após chuva de granizo em Manaus