Pandemia


Amazonas tem 145.367 casos de Covid-19 confirmados

Nas últimas 24h houve o registro de 875 novos casos de Covid-19. Destes, 811 foram detectados por testes rápidos

Ao todo 10 municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim | Foto: Divulgação

O Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), edição nº 189, divulgado nesta quinta-feira (08), há o registro de 875 novos casos de Covid-19. Destes, 811 foram detectados por testes rápidos, sendo 329 na capital e 482 no interior, que identificam os anticorpos, a maioria dos quais, casos antigos que podem ter ocorridos no pico da pandemia, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 180 dias ou mais das primeiras manifestações da doença.

Outros, 64 foram detectados por RT-PCR, o qual aponta casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença. Do total de casos detectados por RT-PCR, 39 são na capital e 25 do interior, totalizando 145.367 casos da doença no estado.

Conforme o boletim, foram confirmados três óbitos por Covid-19, sendo dois ocorridos nas últimas 24 horas e 11 óbitos foram encerrados por critério laboratorial, elevando para 4.215 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira (07), foram registrados 30 sepultamentos e quatro óbitos em domicílio. O boletim acrescenta ainda que 17.348 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 11,93% dos casos confirmados ativos.

Internações 

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 315 pacientes internados, sendo 205 em leitos clínicos (86 na rede privada e 119 na rede pública), 109 em UTI (54 na rede privada e 55 na rede pública) e um em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Há ainda outros 89 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 59 estão em leitos clínicos (42 na rede privada e 17 na rede pública), 28 estão em UTI (22 na rede privada e seis na rede pública) e dois em sala vermelha.

Notificação

A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS- AM a partir de informações enviadas pelas secretarias municipais de saúde, obtidas em três sistemas obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 164.459 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 195.802.

As notificações são realizadas pelas vigilâncias epidemiológicas dos municípios, por meio de sistema de informação de saúde, e repassadas para a FVS-AM, que consolida os dados. Os casos notificados são confirmados ou descartados, futuramente, por exame laboratorial ou testes rápidos.

Ao todo 10 municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Alvarães, Benjamin Constant, Canutama, Codajás, Japurá, Juruá, Jutaí, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro e Tonantins.

Nesta edição foram realizados alterações no gráfico de óbitos por COVID-19, visando compatibilizar a forma de apresentação da SEMSA Manaus e a FVS-AM.

*Com informações da assessoria