Saúde Pública


Após pedido de governador, Fiocruz divulga nota sobre Covid-19 no AM

Dados da Fiocruz indicam a necessidade de monitoramento das medidas de prevenção e contenção do processo da doença

Na pesquisa, foi analisado o comportamento da pandemia em curto e médio prazo | Foto: Divulgação

Manaus - Após o governador Wilson Lima solicitar por meio de documento formal explicações sobre critérios de uma segunda onda da doença no Amazonas, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/FrioCruz) e o Observatório Friocruz Covid-19, divulgaram nesta quarta-feira (14), a segunda nota técnica sobre a doença no Amazonas.

No posicionamento feito depois da reunião de comitê de enfretamento à Covid-19, o governador afirmou que a população necessita de uma atenção básica. 

Em nota técnica, os dados indicam a necessidade de monitoramento das medidas de prevenção e contenção do processo da Covid-19. Como a utilização de máscaras, higienização das mães, distanciamento social e isolamento de sintomáticos, para que o número de registros seja contido.

Na pesquisa, foi analisado o comportamento da pandemia em curto e médio prazo, tendo como indicador a taxa de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), em macrorregiões, regionais de saúde do Amazonas.

O documento foi produzido pelos pesquisadores Bernardino Albuquerque, Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos, Daniel Antunes Maciel Villela, Fernando Herkrath, José Joaquín Carvajal Cortés, Leonardo Soares Bastos, Marcelo Ferreira da Costa Gomes, Margareth Crisóstomo Portela, Sérgio Luiz Bessa Luz e Valcler Rangel Fernandes, do ILMD/Fiocruz Amazônia e do Observatório Fiocruz Covid-19.

Veja a nota na íntegra

Leia Mais:

Fiocruz confirma aumento de casos de Covid-19no AM

Estudo da Fiocruz aponta defasagem entreregistro da covid e boletins