Iluminação


Iluminação pública evolui e conjuntos em Manaus chegam a 100% LED

Manaus possui mais de 76 mil pontos de LED, o que representa quase 60% da iluminação pública

Atualmente, as ações avançam em bairros como o Distrito Industrial, Praça 14 de Janeiro, Santa Etelvina, Colônia Santo Antônio e Cidade Nova | Foto: Valdo Leão e Ingrid Anne / Semcom

Manaus - Manaus já possui diversos locais com 100% de iluminação a LED instalada em vias públicas, como os conjuntos Ajuricaba (bairro Alvorada) e Alphaville (Ponta Negra), na Zona Oeste, Mundo Novo e Oswaldo Frota (Cidade Nova), na Zona Norte, e Ouro Verde (Coroado), na Zona Leste. O trabalho iniciado na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto já contabiliza mais de 76 mil pontos de LED na cidade, o que representa quase 60% da iluminação pública, com meta de chegar aos 100% até o fim de dezembro.

“A iluminação a LED é sinônimo de eficiência, qualidade de iluminação pública e também de maior segurança à população. Adentramos todos os bairros, priorizando as principais vias, substituindo lâmpadas antigas por luminárias modernas e eficientes. Esse é mais um projeto exitoso, que tornou a nossa cidade referência nessa área para o país e case até para cidades grandes, que ainda não têm LED”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O serviço de substituição das lâmpadas convencionais por LED em execução na cidade, realizado pela empresa Manaus Luz, a partir do contrato de concessão, fiscalizado pela Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman), integra o Plano de Modernização e Eficiência da Iluminação. Atualmente, as ações avançam em bairros como o Distrito Industrial, Praça 14 de Janeiro, Santa Etelvina, Colônia Santo Antônio e Cidade Nova.

O Plano de Modernização e Eficiência da Iluminação, da Prefeitura de Manaus, pretende alcançar 100% das ruas principais, secundárias e transversais da cidade até dezembro, o que corresponde aos quase 130 mil pontos de iluminação da capital. Atualmente, já estão implementados 76,3 mil pontos, restando pouco mais de 50 mil a ser complementados. Conforme o planejamento, a média é de instalar 6 mil novos pontos de LED por semana, até o fim de dezembro.

“São inúmeros os benefícios que a iluminação a LED traz para a população. Além da segurança real, é uma iluminação inteligente, que vai abrilhantar o bairro, dar segurança e conforto, garantir cidadania para os moradores e a melhoria da qualidade de vida. A meta estabelecida para a empresa é de chegarmos aos 100% de LED na cidade, como determinou o prefeito Arthur Neto, até o fim do ano”, reforçou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Trabalho contínuo

Manaus é reconhecida como a capital do LED
Manaus é reconhecida como a capital do LED | Foto: Valdo Leão e Ingrid Anne / Semcom

Manaus é reconhecida como a capital do LED, já contemplada com a nova iluminação nas principais vias da cidade, o que proporciona aos condutores mais visibilidade e aos pedestres mais segurança. O objetivo é entregar a gestão com uma cidade moderna, tecnológica e bem iluminada.

Neste mês de novembro, os trabalhos de implantação das luminárias LED estão concentrados nas Norte, Leste e Sul. “A zona Leste, por exemplo, que é a mais populosa de Manaus, já está em grande parte contemplada com LED. Nós não trabalhamos com ruas isoladas, e sim com zonas completas, para assim deixar pronta”, comentou o diretor de Gestão e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal.

As vias mais iluminadas são motivo de comemoração por parte da população. “Estamos muito felizes com essas lâmpadas LEDs. A iluminação melhor nas ruas garante muito mais segurança para todos”, destacou a moradora do bairro Santa Etelvina, Laise da Silva.

Atendimento

Além das seis equipes responsáveis pela substituição da antiga iluminação, para a lâmpada de LED, ainda existem outras equipes da empresa concessionária ManausLuz, responsáveis pelo atendimento aos chamados recebidos na Ouvidoria da Ageman, e pela manutenção dos outros pontos de iluminação.        

Para dúvidas ou reclamações, a prefeitura disponibiliza o número 0800-092-3511, ou ainda pelo call center de ManausLuz no 0800-201-0001 e também no aplicativo Manaus + Luz.

*Com informações da assessoria