Operação de Trânsito


Detran flagra mais de mil condutores dirigindo embriagados em Manaus

Os números são de janeiro a outubro de 2020. Em comparação com o ano de 2019, os flagrantes apresentam queda

As operações servem como prevenção para que motoristas alcoolizados não causem mais acidentes
As operações servem como prevenção para que motoristas alcoolizados não causem mais acidentes | Foto: Divulgação/Detran-AM

Manaus - Mais de 1.400 condutores foram flagrados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) dirigindo embriagados em Manaus, entre os meses de janeiro e outubro deste ano. Apesar dos números, os flagrantes apresentam queda. 

Os meses com maior número de flagrantes foram fevereiro e agosto. No segundo mês do ano, os agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) autuaram 411 condutores embriagados, a maioria no período de Carnaval. Já em agosto esse número foi de 204 casos.

O número de flagrantes de alcoolemia neste ano foi quase 7% menor que no mesmo período do ano passado. Essa queda está ligada diretamente aos meses de maior impacto da pandemia do novo coronavírus no dia a dia da população.

Para se ter uma ideia, nos meses de abril e maio, quando a população passou a conviver com as medidas de isolamento social, os flagrantes caíram 80%.

Neste ano, nesses dois meses, apenas 44 condutores foram pegos no teste do bafômetro, enquanto que em 2019 foram registradas 225 autuações por alcoolemia nesse período.

A multa para quem for pego sob o efeito de bebida alcoólica dirigindo é de R$ 2.934,70.

“Infelizmente, embora a multa tenha um valor alto, as pessoas ainda insistem em beber e dirigir. Vale destacar que, além da multa, a infração de embriaguez é o que chamamos de infração autosuspensiva, impondo ao condutor, automaticamente, o início do processo de suspensão de sua CNH”, alertou Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM.

Todos os dias são realizadas operações do Detran-AM, tendo foco na “Lei Seca, nos fins de semana. O maior registro de flagrantes da história do órgão foi realizada em um fim de semana do mês de agosto, onde foram flagrados mais de 60 condutores embriagados. 

*Com informações da assessoria

Leia mais: 

Detentos da delegacia de Iranduba levantam início de rebelião 

515 motoristas foram autuados neste fim de semana prolongado, no AM 

Detran-AM autuou dez motoristas embriagados no sábado (31) em Manaus