Fonte: OpenWeather

    Tratamento respiratório


    Centro de reabilitação para vítimas de Covid-19 é inaugurado em Manaus

    O espaço vai oferecer tratamento respiratório para pacientes com sequelas pulmonares da Covid-19, além de realizar atendimento multidisciplinar para pessoas com deficiência

    A necessidade do novo centro surgiu conforme o aumento de casos de coronavírus
    A necessidade do novo centro surgiu conforme o aumento de casos de coronavírus | Foto: Ana Gadelha

    Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou, nesta quinta-feira (10), o Centro Especializado de Reabilitação (CER) Professor Rolls Gracie, localizado na rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. O espaço deve oferecer tratamento respiratório para pacientes com sequelas pulmonares da Covid-19, além de realizar atendimento multidisciplinar para pessoas com deficiência (PcDs).

    A nova unidade de saúde vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 18h, com uma equipe composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos fisiatras, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, técnicos de enfermagem e todo suporte administrativo.

    ‘‘Já tínhamos três policlínicas fazendo esse tratamento de reabilitação, mas vimos a necessidade de um específico. Uma equipe nossa viajou para São Paulo, se reuniu com especialistas nesse assunto, e agora estamos entregando o resultado dessa pesquisa’’, afirmou o prefeito.

    O Centro de Reabilitação Rolls Gracie irá atender pacientes de todas as idades
    O Centro de Reabilitação Rolls Gracie irá atender pacientes de todas as idades | Foto: Ana Gadelha

    A necessidade do novo centro surgiu conforme o aumento de casos de coronavírus, de acordo com Arthur Neto. Ampliando a oferta da rede de saúde municipal, o espaço também reforça o tratamento para as vítimas de Covid-19.

    ‘‘Após o diagnóstico negativo, a vítima de Covid ainda pode apresentar diversas sequelas. Eu mesmo, quando tive, ainda me senti indisposto após testar negativo. As sequelas precisam e muito de cuidados’’, ressaltou o prefeito.

    O Centro de Reabilitação Rolls Gracie vai atender pacientes de todas as idades, contando com ambientes separados e destinados ao suporte de adultos e crianças, sendo responsável por fazer o acolhimento e triagem desses usuários.

    ''O Covid ainda está aqui, e é uma ameaça, então temos que lutar muito com essa situação, oferecendo todo o cuidado com os pacientes que precisam dessa reabilitação'', finalizou. 

    Leia mais:

    Estudo mundial de vacina contra o HIV recruta voluntários em Manaus

    Manaus tem 76% de pessoas com anticorpos contra Covid, afirma estudo

    Reforma no HPS João Lúcio aumenta o número de UTIs