Fonte: OpenWeather

    Saúde no AM


    Está com os primeiros sintomas da Covid? Saiba onde ir em Manaus

    A perda do olfato e paladar, além de problemas gastrointestinais, também são alguns sintomas característicos de Covid-19

     

    Dependendo da evolução do quadro clínico o paciente será orientado a procurar outra unidade de saúde
    Dependendo da evolução do quadro clínico o paciente será orientado a procurar outra unidade de saúde | Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

    Manaus – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) faz alerta para a população que sente os primeiros sintomas do novo Coronavírus, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

    Segundo a assessoria ao Portal Em Tempo, o objetivo é afim de evitar que os pacientes com novo coronavírus (Covid-19) cheguem às unidades de urgência e emergência da rede estadual com o quadro clínico agravado e alerta ainda sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. 

    Quando procurar?

    Caso surjam sintomas como tosse seca, cansaço, febre e dores no corpo, a população deve se encaminhar às unidades de atenção básica para que um médico faça a sua avaliação e indique o tratamento mais apropriado.

    Além do início dos sintomas, a população deve ficar atenta às pessoas próximas com sinais da Covid-19. Ela enfatiza que, em momento de pandemia, qualquer gripe pode ser Covid-19.

    A perda do olfato e paladar, além de problemas gastrointestinais, também são alguns sintomas característicos de Covid-19, para os quais a população deve ter atenção. A secretária de Urgência e Emergência reforça que o recebimento de atenção médica e o tratamento precoce são fundamentais.

    Dependendo da evolução do quadro clínico o paciente será orientado a procurar outra unidade de saúde, de maior complexidade, como Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) e prontos-socorros. 

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Chuva intensa causa deslizamentos de barrancos em bairros de Manaus 

    Comércios vão fechar de novo? Governo do AM recebe recomendação; veja