Fonte: OpenWeather

    Covid-19


    Governo do AM realiza operação para garantir ampliação de leitos

    O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, destacou a união de esforços de todos os órgãos do governo

       

    | Foto: Divulgação

    Manaus - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) montou na quinta-feira (31) uma operação para garantir a ampliação dos leitos para pacientes da Covid-19. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Defesa Civil e Departamento Estadual de Trânsito (Detra-AM). 

    Para permitir a ampliação de leitos no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) fez a doação de 36 camas especiais para leitos de UTI, 36 escadinhas para maca e sete macas.

     Os órgãos que fazem parte da operação foram acionados para que os equipamentos começassem a ser instalados ainda na quinta-feira (31). As equipes, juntamente a SES-AM  realizaram a logística de transporte das camas.  Os colchões que serão utilizados nas camas novas foram remanejados do HPS João Lúcio, também na quinta (31).

    O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, destacou a união de esforços de todos os órgãos do governo e reforçou o pedido de apoio da população para que evite aglomerações e siga as orientações das autoridades de saúde.

    “Precisamos que a população entenda que nossa capacidade instalada é grande, porém, ela tem um limite, e pode se esgotar se a população não ajudar. Só no Delphina Aziz foram 300% de crescimento. É preciso evitar aglomerações e seguir os protocolos de distanciamento social, usar máscaras, álcool gel e lavar bem as mãos com água e sabão”, declarou.

     Das 36 camas cedidas pela FHemoam, 20 foram enviadas para o 28 de Agosto e 16 para a FMT. Novos, os equipamentos estavam no estoque da FHemoam para serem utilizados no Hospital do Sangue, que será inaugurado em 2021.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:  

    HPS 28 de Agosto ganhará 40 novos leitos para o tratamento da Covid-19

    Farmacêutico é preso por tentar sabotar 500 doses de vacinas, nos EUA

    Amazonas atinge a marca de 200 mil casos de Covid-19