Fonte: OpenWeather

    Cobrança do imposto


    IPVA: veja calendário e como fazer pagamento no Amazonas

    O prazo para o pagamento da cota única vence no dia 29 de janeiro. Este ano o contribuinte vai pagar em média 3,37% a menos no imposto, em relação ao ano de 2020; saiba como fazer o procedimento

     

    | Foto: divulgação

    Após as festividades de Ano Novo, chega o mês de janeiro e com ele, o pagamento de taxas e impostos, entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado.

    O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.

    Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única. Quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.

    No Amazonas, este ano o contribuinte vai pagar em média 3,37% a menos no imposto, em relação ao ano de 2020. O cálculo tem como base os valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição especializada no monitoramento do preço de veículos. O prazo para o pagamento da cota única vence no dia 29 de janeiro.

    De acordo com Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz), a variação média dos preços de referência da base tributável do IPVA para o tipo automóvel foi de -5,33%; para veículos do tipo utilitário, de -4,45%; para caminhões, de -1,83%; para motos, de -1,76%; e para ônibus, de -2,31%.

    As guias para pagamento do imposto estarão disponíveis no site da Sefaz.

    Leia mais 

    No AM, carros usados terão redução média de 3,37% no IPVA 2021

    Detran fechado? Veja como ficam os serviços sem atendimento presencial

    Refis é a nova iniciativa para quitar dívidas de impostos no Amazonas