Fonte: OpenWeather

    Coronavírus no AM


    Amazonas recebe 62 mil testes de Covid-19

    O objetivo é acelerar a detecção de novos casos e consequentemente trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia

     

    O material foi encaminhado para a sede da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema)
    O material foi encaminhado para a sede da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) | Foto: Djalma Júnior/Secom

    Manaus - O Governo do Amazonas recebeu 62.400 novos testes de Covid-19, que serão disponibilizados gratuitamente para usuários da rede pública de saúde em todo o estado. A doação é da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e chegou nesta terça-feira (9).

    O objetivo é acelerar a detecção de novos casos e consequentemente trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia.

    Os testes recebidos são do tipo antígeno, realizados para identificar uma infecção atual pelo novo coronavírus em indivíduos que começam a exibir sinais ou sintomas consistentes de Covid-19 e também em pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas que já testaram positivo.

    O material foi encaminhado para a sede da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), localizada no bairro Praça 14, zona sul de Manaus. 

    De acordo com o diretor da Cema, Cláudio Nogueira, os testes de antígeno para o coronavírus seguem metodologia semelhante aos testes RT-PCR, porém sua principal vantagem é a detecção do vírus incubado em menos dias.

    “Do terceiro ao quarto dia em que a pessoa apresente os sintomas, o teste permite a detecção precoce da doença, e aí você começa a tratar o paciente. Essa seria a diferença entre ele e o teste rápido de anticorpos, que começam a ser reativos a partir do oitavo dia. Esse é mais cedo”, explica Cláudio.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Prefeitura de Manaus anuncia que vai suspender carnaval deste ano

    Cetam busca parcerias com MS para benefício dos indígenas do AM