Fonte: OpenWeather

    Agendamento


    Defensoria realiza mutirão virtual na área de Família com 900 vagas

    Entre os principais serviços ofertados estão ações de divórcio, pensão alimentícia, guarda, investigação de paternidade, adoção, declaração de união estável e outros

    Mutirão ocorrerá de 15 a 19 de fevereiro, e agendamentos podem ser feitos no site da instituição | Foto: Divulgação

    A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está realizando agendamento on-line para um mutirão virtual de atendimento inicial na área de Família. Os agendamentos podem ser feitos no site da instituição (https://mutirao.agendadpeam.com/home) até o limite de 900 vagas. Os atendimentos ocorrerão de 15 a 19 de fevereiro, com dia e hora marcados, por meio do aplicativo Telegram.  

    Entre os principais serviços ofertados estão ações de divórcio, pensão alimentícia (oferta, exoneração e revisão de alimentos), guarda (regulamentação e modificação), investigação de paternidade, adoção, declaração de união estável, partilha de bens e curatela. A lista completa dos serviços pode ser conferida no site da Defensoria. 

    Passo a passo para agendamento 

    Ao acessar o link para o agendamento, a pessoa deve informar seus dados pessoais, como nome completo e número de CPF, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, é preciso clicar na opção “Não sou um robô” e, na sequência, clicar no botão “Procurar”. A pessoa então será direcionada a um campo para confirmar se seus dados estão corretos e deverá clicar em “Agendar”.

    Ao acessar o botão “Agendar”, um campo com os dados pessoais se abrirá. Para prosseguir com o agendamento, deve-se clicar em “Continuar”. Um novo campo se abrirá, solicitando informações como CPF e endereço. Após preencher os dados, é preciso selecionar a opção “Continuar”.

    Em seguida, será aberto um campo com as opções de serviços disponíveis, e a pessoa deverá selecionar aquele para o qual precisa de atendimento. Na sequência, deve clicar no botão “Continuar”. Será aberta uma janela com informações sobre a documentação necessária. Após ler com atenção, a pessoa deve clicar em “Confirmar”. Em seguida, surgirá o campo com o link do Bot Mutirão, que deverá ser selecionado. Após selecionar o link, a pessoa deve clicar em “Continuar”.

    Na etapa final do agendamento, a pessoa deve escolher o dia e o horário em que deseja atendimento, atentando para o limite de 20 vagas por horário. Após selecionar a data e a hora desejada, a pessoa deve clicar em “Confirmar agendamento”. Um campo se abrirá com todos os dados informados, o tipo de ação escolhido e os documentos necessários. Estando tudo correto, a pessoa deve selecionar a opção “Confirmo os dados inseridos” e, em seguida, clicar em “Confirmar”. O sistema de agendamento também oferece opções para correção de dados.

    Após a confirmação dos dados, o agendamento estará concluído. Um comprovante do agendamento aparecerá na tela e a pessoa poderá imprimi-lo, enviá-lo para um e-mail ou fazer o download dele. No comprovante, constam todas as informações do agendamento, como data, horário, tipo de ação e documentação necessária.  

    Assistente virtual 

    Na etapa final do agendamento on-line, o sistema da Defensoria disponibiliza o link do Bot Mutirão, o assistente virtual de atendimento. Este serviço tem o objetivo de auxiliar as pessoas no atendimento virtual, por meio do Telegram, no dia e horário marcados. É por meio dele que será feito o contato com o atendente da Defensoria.

    É importante ressaltar que, antes do dia e horário marcados, caso a pessoa acesse o Bot Mutirão, ela apenas poderá visualizar a confirmação de seu agendamento, após informar o número de seu CPF. O contato com o atendente só se dará no momento do atendimento.

    Atendimento 

    Para que o atendimento virtual ocorra com sucesso, é necessário primeiramente baixar o aplicativo Telegram. A pessoa também deve configurar o aplicativo para que todos possam ver o seu número de telefone, pois somente dessa forma o atendente poderá entrar em contato.

    Para isso, deve clicar no ícone de três barrinhas no canto esquerdo superior da tela do Telegram, indo para “Configurações”. Em seguida, na opção “Privacidade e segurança”, a pessoa deve selecionar “Número de telefone” e escolher a opção “TODOS” na função “Quem vai poder ver meus números”.

    Para confirmar o ajuste, é preciso clicar no visto que aparece no canto direito superior da tela do Telegram. Após o atendimento, a pessoa pode retornar à configuração anterior, se desejar.  

    No dia e horário marcados, já com o Telegram configurado e com a documentação necessária em mãos, a pessoa deve acessar o Bot Mutirão e informar o número de seu CPF. A opção “Iniciar atendimento” se abrirá na tela do Telegram e, ao clicar nela, um atendente da Defensoria entrará em contato para realizar o atendimento.

    Disk 129 e outros agendamentos – Para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, a Defensoria está com os atendimentos presenciais suspensos até o dia 28 de fevereiro de 2021. Também estão suspensos o funcionamento do Disk 129 e o agendamento on-line para todos os serviços, com exceção do mutirão virtual de Família.

    A Defensoria está realizando apenas atendimento para casos urgentes, como direito à vida e à saúde, habeas corpus, mandado de segurança, prisões em flagrante e medida protetiva (violência contra a mulher), entre outros, no link https://defensoriaam.com/guia-agendamento/

    *Com informações da assessoria