REABERTURA DO COMÉRCIO
Centro de Manaus registra aglomeração com reabertura do comércio
Reabertura do comércio começou nesta segunda-feira (22), após decreto estadual flexibilizar restrições. O horário de funcionamento é das 9h as 15h

Manaus - O centro de Manaus apresentou aumento na movimentação de pessoas, nesta segunda-feira (22), após a flexibilização de restrições e a reabertura do comercio. O primeiro dia com o novo decreto em vigor permite reabertura de comércios em geral, shoppings e estabelecimentos com licença para restaurante.
Fechado desde o dia 4 de janeiro deste ano, o comercio local reabriu, mas com restrições: só pode funcionar apenas entre 9h e 15h. Mesmo sendo constantemente frisado que a população deve sair de casa apenas caso haja necessidade, a área central apresentou grande movimentação de pessoas, algumas delas ainda sem máscara, nesta sexta.

Para o comerciante Joaquim Rosas, o momento ainda é de medo. À equipe do Portal EM TEMPO, ele contou que reabriu a banca de revistas, pois precisa pagar as contas, mas teme pela própria saúde e da esposa, por serem do grupo de risco.
"Eu sou a favor de fechar tudo, não vou mentir. Sou grupo de risco, assim como minha esposa, e já perdi vários amigos para essa doença, mas tudo para e as faturas continuam vindo", conta.
No decorrer da entrevista, seu Joaquim reforça ainda que teve ajuda da família para se manter financeiramente durante o período em que esteve de portas fechadas, algo que muitas pessoas não têm.

Em contra partida, para outros, como a garçonete estrangeira Elizete Vasques, a movimentação maior nas ruas veio na melhor hora. "Eu trabalhava em um restaurante aqui no centro como garçonete, mas pelo decreto ele não pode mais abrir a noite, então fiquei sem trabalhar. Agora fiquei só com a minha venda de água nas ruas", relembra.
Diferente de Joaquim, e apesar dos decretos, as vendas de Vasques no Centro não pararam. Com o novo decreto que flexibiliza o funcionamento das lojas e shoppings, ela consegue vender ainda mais. "Essa é minha fonte de renda agora, sei que os casos aumentaram, mas estou me cuidando", afirma.
Novo decreto estadual

As lojas em geral poderão abrir de 9h às 15h, de segunda a sábado. No domingo, fica proibido o funcionamento. O delivery continua em funcionamento de 8h às 17h, e drive thru, de 8h às 16h.
Shoppings centers também estão liberados de 10h às 16h, de segunda a sábado, com delivery de 8h às 17h, e drive thru de 10h às 17h.
Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes, podem funcionar de 6h às 16h, de segunda a sábado, com capacidade máxima de 50%. O delivery pode funcionar até 22h e drive thru até 18h.
Dados da Covid-19 no Amazonas
Apesar da flexibilização e reabertura do comércio, os números de casos de Covid-19 e mortes ainda são grandes no Amazonas.
No domingo (21), foram registrados 753 novos casos, totalizando 306.003. Já o número de mortes cresceu para 10.462.
Leia mais
Prefeitura monta esquema de transporte para os dois dias de provas
Serviços de saúde serão mantidos durante ponto facultativo no AM; veja
Detran-AM continua com atividades suspensas no Amazonas; veja